Da Redação
Assim como empresas, pessoas físicas podem destinar parte de seu imposto de renda (IR) a causas sociais e culturais. Quem fizer doações até o fim de 2022 poderá receber desconto de até 6% no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) a ser declarado em 2023, seja em casos em que se deve pagar o imposto ou restituir.
Para fazer a doação, é preciso fazer a declaração do IRPF pelo modelo completo. No campo de “Fichas de Declaração”, as doações realizadas em 2022 vão poder ser lançadas na ficha “Doações Efetuadas”, sendo necessário incluir os valores encaminhados e os dados das instituições.
Neste caso o doador pode contribuir com qualquer instituição à sua escolha, desde que no período a ser declarado e que os projetos se enquadrem em pelo menos uma das cinco leis de incentivo fiscal (Leis Federais do Esporte, da Cultura e do Audiovisual, assim como os Fundos do Idoso e da Infância e Adolescência).
Processos similares podem ser feitos por pessoas jurídicas. Empresas ou organizações podem abater do imposto de renda o valor investido em projetos sociais, sendo 4% o limite a ser destinado para Cultura ou Audiovisual e de 1% para o Esporte.
Para o diretor da ONG Unicultura, Ricardo Trento, ao incentivar projetos que promovam o acesso do público às manifestações culturais, a empresa atua em prol de uma sociedade mais inclusiva. “A arte e a cultura são motores para o desenvolvimento econômico. Direcionar parte dos impostos devidos é uma grande oportunidade para as empresas exporem suas marcas e agregarem valor ao negócio por meio de uma ação de comunicação integrada de marketing”, afirma Trento.
Entre as principais vantagens que a comunicação integrada de marketing pode trazer para as empresas estão: a diversificação dos canais de comunicação com o público, a consolidação da imagem institucional com visibilidade positiva da marca ou negócio e a fidelização do consumidor que se identifica com os projetos apoiados.
Projetos e instituições
Entre as ações culturais desenvolvidas pela Unicultura estão projetos nas áreas de música, dança, folclore, circo, arte popular e patrimônio cultural. Em 2023, a Unicultura realizará mais uma edição do Mia Cara, festival de cultura italiana que em 2022 ocupou Curitiba com arte e cultura, esportes, gastronomia e turismo. Entre os projetos que podem ser apoiados no próximo ano também estão os inéditos Largo das Óperas e o Bravissimo Sopro Mágico. Para auxiliar as empresas, a Unicultura criou um plantão para esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre quais projetos podem ser patrocinados.
O Instituto Novas Histórias (INH) é uma das organizações curitibanas também aceitam contribuições até o fim do ano. O INH atua em diferentes cidades do Brasil e doações podem ser feitas até o dia 29 de dezembro ao seu projeto Vida e Arte, por exemplo, que já atendeu mais de 3500 crianças e adolescentes de baixa renda por meio de aulas de dança e instrumentos.
Há também a ação Novas Histórias pelo Esporte, que contribui para a prática esportiva de crianças e adolescentes de baixa renda, todos projetos que acontecem na Conexão Sertão, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos localizado em Cipó, na Bahia, que oferece reforço escolar, alimentação diária, atividades culturais, esportivas e de lazer para crianças em vulnerabilidade social.
Selo Empresa Amiga
A Associação Amigos do HC tem um programa que estimula parcerias com o setor privado e oferece benefícios às empresas engajadas com as causas da Associação e acaba de lançar o Selo Empresa Amiga. Além da certificação, o programa também tem o objetivo de oferecer benefícios como contrapartidas às empresas parceiras. Serão ao todo cinco níveis de selos – que dependem da pontuação de cada empresa parceira.
O primeiro selo é o de entrada no programa. Conforme a empresa vai pontuando, conquista outros patamares de certificação: bronze, prata, ouro e diamante. O parceiro poderá, portanto, colecionar os selos de cada ano em que participou do programa. Para participar, as empresas amigas contribuem com uma taxa de adesão ao programa e a duração da parceria é de 11 meses, com possibilidade de prorrogação.
Existem várias formas das empresas pontuarem e avançarem na categoria dos selos: doações em dinheiro às causas da Associação, compra de produtos sociais, destinação de parte do Imposto de Renda, doação no programa Luz Solidária e patrocínio de eventos são algumas das formas de conquistar pontos. Quanto mais pontos, mais alta a categoria do selo – e mais benefícios de contrapartida para a empresa.
SERVIÇO:
Unicultura
Plantão de Atendimento: 41. 9 8489-4404
Site: https://www.unicultura.com.br/
Associação Amigos do HC
Para mais informações e regulamento, preencha o formulário no site e agende uma reunião com os consultores. www.amigosdohc.org.br/SeloEmpresaAmiga
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: