Da Redação
Três empresas juniores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) juntamente com a empresa CYAN Piscinas desenvolveram um sistema inédito que reduz os riscos de acidentes em piscinas. O projeto da Cromo, de Engenharia; Citi, de Tecnologia; e Junior Design, de Design é voltado à automação. Sensores de movimento duplos detectam qualquer anormalidade na piscina, quando a área de lazer estiver fechada, como a queda acidental de uma criança ou animal de estimação, alarmando para o perigo.
“Um dispositivo eletrônico, capaz de responder a um estímulo físico/químico de maneira específica, dispara um alarme toda vez que detecta quedas acidentais de corpos em piscinas”, explica Bráulio César Bandeira Aleixo, da CYAN Piscinas.
Para garantir a eficácia, o sistema tem capacidade de evitar falsos disparos em momentos de ventos e chuvas. Seus sinais elétricos são disparados, através de um alarme e, também, em forma de um sinal no celular.
LEIA TAMBÉM:
- Bombeiros salvam 126 banhistas em oito dias de trabalho no Litoral do Paraná
- Polícia Civil distribui pulseiras para evitar desaparecimentos de crianças durante o fim de ano no Litoral do Paraná
O produto está sendo desenvolvido pela empresa CYAN Piscinas, por meio do programa de inovação da UTFPR Movimento Empresa Júnior, com início de produção previsto para março de 2022. E Curitiba foi a cidade escolhida para o lançamento do produto por ser considerada um polo nacional de inovação, pela localização estratégica, com fácil escoamento da produção; mercado consumidor importante e mão de obra qualificada.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: