Escola de Curitiba promove palestra com psicólogo e escritor sobre responsabilidades compartilhadas entre família e educadores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 09 03 at 11.12.13
Marcos Meier, professor e psicólogo, tem mais de dez livros e é palestrante de educação e neurociência. (Foto: Divulgação).

Que as escolas, tanto públicas quanto particulares, vêm enfrentando problemas com alunos indisciplinados, não é novidade para ninguém. Para debater a questão, a escola particular Nova Geração, de Curitiba, promove nesta terça-feira (03), às 19h, a palestra “Construindo pontes: Disciplina e responsabilidades compartilhadas entre família e escola”, com o psicólogo e professor Marcos Meier.
 
“Nossa escola vem sentindo um afastamento progressivo das famílias. Apesar de realizarmos palestras com temas necessários sobre a nossa metodologia, o trabalho pedagógico realizado e temas que envolvem tecnologia, infância e adolescência, a participação é pequena. Além disso, há uma junção equivocada das responsabilidades da educação formal e informal e o professor tem se ocupado em educar os alunos nas questões básicas, que não seriam de sua responsabilidade”, diz a proprietária e diretora da escola, Maria Anita Castro.

Ela aponta ainda como práticas recorrentes o desrespeito aos professores e colaboradores, pais querendo ditar como os educadores devem dar aula, reclamações sobre regras que deveriam ser respeitadas e a falta de apoio quando a escola precisa ser mais firme com os alunos. “Ele vai falar sobre comportamento, falta de limites e o papel da família e da escola”, resume.

Marcos Méier é psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em educação, além de palestrante nas áreas de formação de professores, relacionamentos nas empresas e criação de filhos. Suas palestras têm a marca do bom humor e do conteúdo bem fundamentado nas teorias mais atuais de educação, neurociências e psicologia. Autor de mais de 10 livros, foi indicado ao prêmio Jabuti com “Mediação da aprendizagem na Educação Especial”, da editora Interssaberes. São de sua autoria também “Desligue isso e vá estudar” e “Orientações práticas para pais”, entre outros.

Na palestra serão abordados, entre outros, os seguintes temas: A formação moral das crianças e adolescentes; Características dos alunos à medida em que ficam maiores: a necessidade de infringir as regras, o desrespeito ao próximo (professores e demais funcionários da escola), falta de educação e empatia e disciplina e Excesso de tecnologia, a falta de envolvimento e responsabilidades em casa.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.