Escolas públicas do Paraná estão entre as dez vencedoras do prêmio Nestlé Crianças Mais Saudáveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 08 28 at 17.55.02
Estudantes do Colégio Estadual Leôncio Correia de Curitiba, um dos vencedores do projeto. (Foto: Divulgação)

Uma escola pública de Curitiba e outra de Guaratuba estão entre as dez instituições de ensino vencedoras da 8ª edição do Prêmio Nestlé Crianças Mais Saudáveis que tem como objetivo incentivar e promover hábitos saudáveis no ambiente escolar.

O prêmio de R$ 38 mil entregue à cada uma delas vai acelerar a conclusão dos projetos das duas instituições de ensino que ainda irão receber mentorias pedagógicas.

“O ‘Nestlé Crianças Mais Saudáveis’ é fundamental para que as crianças  escolham seus alimentos de forma mais consciente e saudável. Desde 2018 o programa já alcançou mais de 184 mil crianças e mais de 16 mil educadores, em mais de sete mil municípios do Brasil. Só o prêmio deste ano impactou 129.752 estudantes”, ressalta Gisele Pavin, Head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil.

O projeto do Colégio Estadual Leôncio Correia, localizado no bairro Bacacheri na capital do estado, recebeu o nome “Cultivando saberes e Hábitos saudáveis” e partiu de diagnósticos de problemas de saúde mental coletados pela equipe da escola ao longo de uma série de estudos. Nele são propostas cinco ações a serem realizadas em 15 meses. Entre elas estão um jardim de plantas medicinais afro-brasileiras para promover a valorização de múltiplos saberes da medicina, cultura alimentar e enfrentamento ao racismo e gincanas trimestrais voltadas para a promoção de hábitos saudáveis e sustentabilidade, entre outras.

whatsapp image 2024 08 28 at 17.55.02 1
Festival dos povos Originários: Valorização e promoção das culturas indígenas brasileiras é uma das ações implementadas pela escola vencedora de Curitiba. (Foto: Divulgação)

Já o projeto da Escola Zilda Arns Neumann, que fica em Guaratuba, no litoral do Paraná, recebeu o nome de “Capoeira alimento da terra – Arte do brincar”. As atividades principais são a implementação de um pequeno sistema agroflorestal na escola, o manejo do sistema e ações de educação. Também há uma proposta de incentivo à prática da capoeira. 

Foram avaliadas propostas de escolas públicas do ensino fundamental de todo o Brasil e a seleção final levou em consideração aquelas que melhor promovem um ou mais dos cinco hábitos saudáveis que são pilares do prêmio criado pela Nestlé. São eles: alimentação nutritiva e variada, brincar ativamente, fracionamento dos alimentos em porções, beber mais água e curtir as refeições juntos.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.