Escritora infanto-juvenil de Curitiba é indicada ao Prêmio Jabuti em sua 65ª edição

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
img 20230714 wa0027 1
Escritora com o livro indicado ao Prêmio Jabuti, um dos mais importantes para a literatura brasileira. (Foto: Leandro Provenci Silva)

A escritora curitibana de literatura infantil Alessandra Pereira Louzada foi indicada ao Prêmio Jabuti deste ano com o livro  “O Ladrão de Flores” (Editora Giostri). Nascida em Santos, Alessandra mudou-se para Curitiba aos cinco anos. Desde criança, suas referências eram Monteiro Lobato, Cecília Meireles e os gibis da Turma da Mônica.

Em entrevista ao portal Grands por Bessa, ela contou que desde muito nova nutria a vontade de ser escritora, com leituras diárias e redações. Alessandra é formada em Publicidade e Propaganda, o que ajudou a se dedicar à literatura.

Antes da pandemia de covid-19, Alessandra estudou com a professora Claudia Moreira para o curso de escrita criativa, no Solar do Rosário, onde aprimorou suas habilidades. A ideia do nome do livro partiu das atividades realizadas durante o curso. “Ela pediu para a gente escrever sobre as flores, uma flor que a gente mais gostava. A flor que eu mais gostava e gosto é a gerbera. Então, pensei: por que escrever apenas sobre uma flor e não falar sobre a hortência, sobre a margarida? E aos poucos esse universo foi sendo construído”, descreve.

Mas a história precisava de um conflito e surgiu a ideia de colocar uma floricultura. A partir daí aparece o “ladrão” que dá nome ao livro e a narrativa passa a ser feita. “Tanto o ladrão de flores quanto a Aurora, dona da floricultura, têm dois elementos muito fortes dentro da personalidade deles que a motivou a abrir a loja e cuidar das flores como ele a roubá-las, sendo uma junção dessas duas histórias”, acrescenta a escritora.

Histórias que se completam

No ano de 2020 ela escreveu o livro “A dona Formiga e o Senhor Leão”, lançado em maio de 2023. “O Ladrão de Flores” foi escrito em 2021 e lançado em agosto de 2022 em São Paulo e em setembro na Livraria da Vila de Curitiba. 

No mesmo ano em que o livro foi lançado, a notícia de que o pai de Alessandra havia morrido a fez buscar a arte da escrita com mais força, como forma de impulsionar um momento delicado da vida para um reconhecimento maior, como a conquista da indicação para um dos prêmios literários mais importantes do país.

Hoje, Alessandra atua na Pau-Brasil na área de Comunicação Digital e na criação e conteúdo, complementando a paixão pela escrita com o trabalho. Escreve, também, em seu blog pessoal e dá aulas de WhatsApp e Instagram para maiores de 60 anos, no Solar do Rosário.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.