Da Redação
Nesta terça-feira (14), foi lançado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o projeto Tartarugas Pet Socorro, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos à natureza causados pelo mau uso do plástico, um dos principais vilões dos animais que vivem em mares e oceanos, como as tartarugas. O lançamento teve a presença da ativista e protetora de animais Adriana Biega, designada embaixadora do projeto, da prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, e do artista plástico Luiz Gagliastri, que fez a escultura da tartaruga.
Com seis metros de comprimento, a tartaruga terá seu casco preenchido com garrafas de plástico (pet), depositadas pela população que visitar o Parque das Águas. “A escultura vai receber as garrafas pet e, por meio do Projeto Ecopet Pinhais, serão destinadas para a reciclagem, gerando renda para o projeto. Daqui a dois anos, vamos retirar as garrafas pet do casco pela última vez e preenchê-lo com terra e flores. Ela vai virar uma escultura que chamamos de topiaria, um jardim de flores que mostra que há vida e esperança para a sobrevivência das tartarugas”, explicou o artista Luiz Gagliastri que já apoiou outras causas como a da baleia, em 1984.
A tartaruga instalada em Pinhais é a primeira escultura permanente de uma série que será instalada em várias cidades do Brasil. A primeira escultura foi exposta em Matinhos, Litoral do Paraná, em janeiro deste ano e devido ao sucesso, Gagliastri decidiu levar o projeto para outras partes do país.
A exposição, que também é interativa, tem atividades com alunos da rede municipal de ensino de Pinhais com brincadeiras com jogos ambientais que ensinam de forma lúdica as crianças a aprenderem sobre sustentabilidade.
SERVIÇO:
Exposição Tartaruga Pet Socorro – Projeto Ecopet
Parque das Águas – Rod. João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica
Entrada gratuita – Leve sua garrafa pet para participar do projeto
Artista Luiz Gagliastri: @tartarugaspetsocorro
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: