Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe exposição fotográfica em homenagem ao centenário da imigração britânica no Norte do Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 04 10 at 14.09.41
Deputado Luiz Claudio Romanelli, cônsul do Reino Unido no Paraná, Adam Paul Patterson, e o chefe das Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin. (Foto: Divulgação)

Quem visitar o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, até o dia 18 deste mês, vai poder conferir fotografias que retratam a história da imigração britânica no estado, desde a chegada do Lord Simon Joseph Fraser, em 1924, ao Norte do Paraná. 

Ainda como reconhecimento às contribuições britânicas no Paraná os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tiago Amaral (PSD) e Maria Vitória (PP) estão propondo o projeto de lei que institui o Ano do Centenário da Imigração, Colonização e Desenvolvimento Britânico no Norte paranaense.

 “O conceito urbanístico de cidade-jardim, trazido por estes colonizadores britânicos, fez do norte do Paraná um exemplo de planejamento urbano para diversas outras regiões”, destaca Romanelli, que é de Londrina.

Em uma carta especial, Simon Joseph Fraser, descendente do Lord Lovat, fundador da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltda., agradeceu a homenagem e ressaltou a importância das contribuições dos imigrantes ao desenvolvimento urbano das cidades da região e  socioeconômico dos paranaenses.   

O cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Paul Patterson, falou sobre a importância da Paraná Plantations Ltda na imigração dos britânicos no norte do Paraná. 

“Essa exposição fotográfica dá início às comemorações de 100 anos da imigração, que se iniciou dessa empresa fantástica, a Paraná Plantations Ltda. que fez muito por este estado do Brasil. Deixou belos lugares e foi cofundadora de mais de 60 cidades. Por isso, para nós britânicos e descendentes é uma data importante para reconhecer o passado e a participação na construção de dois mundos”, afirmou.

Além da exposição, em comemoração à data, foi lançado o livro “As Cidades Plantadas – Os Britânicos e a Construção da Paisagem no Norte do Paraná”, do arquiteto e professor de urbanismo Renato Leão Rego, que conta as transformações ocorridas entre 1924 e 1944 na região de Londrina e Maringá.

Britânicos em Curitiba – Na capital paranaense quem visita o Memorial Inglês no Parque Municipal Gomm, no bairro Batel, pode conferir painéis ilustrativos com referências a histórias da imigração inglesa e da contribuição ao desenvolvimento do estado.  

Serviço 

Data: até 18 de Abril

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa

Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico, Curitiba – PR 

Memorial Inglês no Parque Municipal Gomm

Rua Bruno Filgueira, 666 – Batel, Curitiba – PR

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.