Espaço de artes Agrupa Cultura comemora dois anos de atividades artísticas em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

editar imagens 1 2
Nesta terça-feira (26), a curitibana Marina Barancelli (à dir.) e a gaúcha Luiza Gutjahr (à esq.) comemoram o segundo ano da Agrupa Cultura, espaço voltado para fomentar o setor cultural em Curitiba. (Foto: Divulgação)

A curitibana Marina Barancelli (29 anos) e a gaúcha Luiza Gutjahr (22) comemoram nesta terça-feira (26) o segundo ano da Agrupa Cultura, espaço criado por elas para fomentar o setor cultural de Curitiba em diversas frentes. A ideia surgiu após elas se conhecerem em um curso de artes e manifestarem a vontade de transformar a cena cultural da cidade.

Ao concluir o curso, ambas se depararam com dificuldades em ingressar no mercado tradicional de trabalho. Decidiram, então, produzir um curta, intitulado MoonRiver, que reflete suas experiências e sonhos, resultando na criação do Agrupa, instalado em um casarão no Centro Histórico de Curitiba onde se dedicam à inovação e à criação de arte de qualidade. Desde a pré-estreia em outubro de 2023, “MoonRiver” tem conquistado reconhecimento internacional, sendo selecionado para importantes festivais ao redor do mundo, como o Alternative Film Festival no Canadá, o New York Film and Actor Award, nos Estados Unidos, e o Alibag Short Film Festival na Índia.

Marina e Luiza revelam que a Agrupa Cultura veio para a formação de um ecossistema onde a arte e a cultura coexistem de forma a criar o futuro, um lugar que transcende as fronteiras físicas, gerando oportunidades em escala global. Os trabalhos estão focados no audiovisual, na música, no teatro e no espaço de convivência para atender diversas modalidades de arte e cultura.

De acordo com elas, a Agrupa é a ágora moderna, um espaço de encontro, diálogo e experimentação, onde o futuro da arte é moldado a partir do presente. “Somos também um liceu de ofícios contemporâneo, que oferece uma educação artística e cultural com capacitação e empoderamento dos artistas”, explica Marina, CEO e diretora criativa do Agrupa Cultura. O espaço reúne modalidades artísticas divididas em quatro núcleos separados, mas com forte conexão entre si: espaço físico, teatro, música e audiovisual.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.