O Festival de Curitiba realizou, nesta segunda-feira (27), a abertura da 31ª edição com uma grande festa no Grande Auditório do Teatro Guaíra. O destaque da noite foi a apresentação da adptação de “Hamlet”, de Shakespeare, pela companhia peruana Teatro La Plaza, formada por atores com síndrome de Down. A montagem emocionou o público presente e teve diversos momentos de aplausos em cena aberta.
A cerimônia de abertura foi comandada pela atriz Marisa Orth, que esbanjou simpatia e fez diversas brincadeiras com os mais de 2 mil convidados que lotaram o teatro. Também marcaram presença os diretores do evento, Leandro Knopfholz e Fabíula Passini, que agradeceram patrocinadores e apoiadores e celebraram a realização de uma nova edição do Festival de Curitiba, criado em 1992.
“O Festival de Curitiba é, em sua essência, um espaço para a celebração, para o encontro, para a troca de ideias, para a festa”, definiu Knopfholz. “Com uma história de mais de três décadas, é também um guardião da nossa memória”, completou.
Os frutos econômicos que o festival gera para a cidade de Curitiba foram lembrados por Fabíula. “O Festival é um importante motor da economia criativa. É uma cadeia enorme de fornecedores que contribui pra que cada peça de teatro seja feita. Vocês imaginem, então, um evento com 350 espetáculos”, afirmou.
A maior mostra de teatro do Brasil segue até 9 de abril com 350 atrações em 60 espaços de Curitiba e Região Metropolitana, ocupando teatros, praças, ruas, bares e jardins. A programação oferece espetáculos consagrados, estreias nacionais e internacionais, performances, shows de música, dança e humor, oficinas e eventos de gastronomia.
Após a apresentação no Guaíra, os convidados seguiram para uma agitada festa no Vila Urbana Gastronomia e Cultura, na Rua Mal. Deodoro. Confira as fotos.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: