Espetáculo no auditório Regina Casillo receberá apresentação dos maiores clássicos de Giacomo Puccini

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
ladies ensemble foto marcelo elias
 Este é o segundo espetáculo da temporada 2024 das Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo. (Fotos: Marcelo Elias).

O ano de 2024 comemora o centésimo ano da morte do compositor italiano Puccini. Para lembrar a data, o Ministério da Cultura e Solar Rosário, por meio da lei Rouanet, promovem a apresentação “100 anos sem Puccini” com a orquestra Ladies Ensemble.

Os espetáculos serão nos dias 12 e 13 de abril em diferentes horários. Os ingressos custam a partir de R$ 15 e estão disponíveis no Disk Ingressos. O canto será o principal protagonista da apresentação, pois quase todos os números contarão com cantores, como nas obras icônicas “La Boheme”, “Turandot” e “Tosca”. 

Primeira orquestra feminina profissional formada exclusivamente por mulheres, a Ladies Ensemble conta neste espetáculo com quatro cantores líricos convidados: as sopranos Ana Paula Brunkov e Karolyne Liesemberg, o tenor Alexandre Mousquer e o barítono Thiago Monteiro. A regência é de Alexandre Brasolim, enquanto a coordenação geral do projeto é de Lucia Casillo Malucelli e a direção musical e artística, de Fabiola Bach Akel. 

Giácomo Puccini nasceu em Lucca, na Itália,                                                                                                                     em 22 de dezembro de 1858. Faleceu aos 65 anos, no dia 29 de novembro de 1924, em Bruxelas, Bélgica, vítima das complicações de um câncer de garganta. Em sua trajetória, construiu uma carreira única na música, como conta a professora Clarice Miranda, que participa dos concertos das Ladies Ensemble fazendo uma introdução sobre os temas de cada espetáculo. “Ele foi um dos mais importantes compositores de ópera do final do século XIX e início do século XX. Tinha um grande talento para criar histórias dramáticas e emocionantes, muitas vezes focadas em personagens femininos complexos, apaixonados e trágicos”, conta a professora. “Puccini tornou-se famoso por suas óperas, que são conhecidas também pela profundidade emocional de seus personagens e pelas suas melodias ricas e envolventes”. Segundo Clarice, muitas óperas dele são conhecidas por suas ambientações exóticas e influências culturais estrangeiras, como em “Madama Butterfly” (que se passa no Japão) e “Turandot” (na China). “Ele pesquisou extensivamente para criar autenticidade em suas obras”, acrescenta a especialista.

Serviço:

Data: 12 e 13 de abril de 2024 (sexta-feira e sábado)

Horários: dia 12 às 20h e dia 13 às 17h.

Endereço: Auditório Regina Casillo – R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba

Estacionamento gratuito no local.

Ingressos a partir de R$ 15, venda antecipada nos links abaixo:

Ingressos para dia 12: www.diskingressos.com.br/event/6378

Ingressos para dia 13: www.diskingressos.com.br/event/6379

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.