Espetáculo “O Pêndulo” estreia no Portão Cultural mostrando os desafios do envelhecimento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Peça “O Pêndulo” estreia nesta sexta-feira no Portão Cultural mostrando os desafios do envelhecimento
Da esquerda para direita: O produtor e ator Cícero Lira, Thadeu Peronne e Ranieri Gonzales. (Foto: Divulgação)

Refletir sobre os impactos do tempo e suas consequências em nossas vidas, mostrar os altos e baixos, os momentos de quedas e recomeços. Esse é o enredo da peça “O Pêndulo” que estreia nesta-terça-feira (12) para público dirigido, no Portão Cultural – Auditório Antônio Carlos Kraide. A peça estreará para o público geral na sexta-feira (15). Com direção de Silvia Monteiro e dramaturgia de Luiz Carlos Pazello, os atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira interpretam o mesmo personagem aos 20, aos 40 e aos 60 anos. 

Segundo Pazello, a dramaturgia destaca o tema da velhice, porém o foco não está no ato de envelhecer, mas toca num ponto delicado que permeia o contexto da peça: “Quando envelhecemos nos tornamos invisíveis”. Para Silvia Monteiro, o resultado se traduz num espetáculo contemporâneo, delicado, com a potência da vida, dos momentos de quedas aos recomeços. Ela comenta ainda que mesmo quando estamos parados “continuamos indo”. “As pessoas terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única, com múltiplas sensações. O público irá se emocionar, provavelmente lembrar de momentos vividos ou daqueles que ainda possam vivenciar, mas também vai se divertir”, diz. 

O diretor de produção e ator Cicero Lira, que trouxe recentemente para Curitiba o espetáculo “A cor púrpura”, diz que estrear “O Pêndulo” no Auditório Antônio Carlos Kraide-Portão Cultural é um marco importante na carreira artística. “Há 30 anos fizemos uma curta temporada no Kraide da peça Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza e com direção do saudoso Laercio Ruffa. O espaço é significativo e marca meu retorno aos palcos”, destaca. Ele também lembra que o Kraide é um espaço que lançou grandes nomes do teatro paranaense e que o dramaturgo Luiz Carlos Pazello participou como ator da reestreia do Kraide após a reforma em 2012. 

A peça fica em cartaz até o dia 07 de agosto, e as sessões serão sempre de quarta a sábado às 20h e aos domingos às 18h. A entrada é franca e os ingressos são limitados para 50 pessoas por apresentação. O acesso para reservar os ingressos será liberado uma semana antes de cada sessão na página do evento na Sympla. A validação do ingresso será feita de forma presencial no local do evento até 45 minutos antes da sessão escolhida.  Acesse: https://www.sympla.com.br/o-pendulo__1624360

Serão realizadas oito sessões com intérprete de Libras da peça “O Pêndulo”, democratizando ainda mais o acesso ao espetáculo. As datas para os interessados se programarem e reservarem os ingressos antecipadamente são as seguintes: 16, 17, 21, 22 e 23 de julho e 04, 05 e 07 de agosto. 

Contrapartida Social 

O projeto cultural “O Pêndulo” oferece para a comunidade como contrapartida Social, a oficina “Meu tom, seu tom, nosso tom – Em busca do envelhecimento ativo”, ministrada pela musicoterapeuta Claudimara Zanchetta e pela terapeuta ocupacional Fabiana Alexandre da Silva. A oficina será realizada em quatro encontros com duração de 1h15 cada um, durante a temporada do espetáculo. São cerca de 40 vagas direcionadas para professores da rede pública, cuidadores de idosos, familiares, profissionais da área de saúde e pessoas da terceira idade. 

SERVIÇO:

Peça: “O Pêndulo”

Local: Portão Cultural – Auditório Antônio Carlos Kraide

Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão

Temporada: 12/07 a 07/08

Horário: 20h (quarta a sábado) e 18h (domingo)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.