Seis estados brasileiros, entre eles o Paraná, produzem os melhores espumantes nacionais. Rótulos de vinícolas de Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os detentores das 172 premiações – sendo 13 Medalhas Grande Ouro, 153 Ouro e seis Ouro Destaque – do 13º Concurso do Espumante Brasileiro. Ao todo, 93 vinícolas de oito estados inscreveram seus espumantes no concurso, incluindo a Bahia e o Espírito Santo, com 505 rótulos participantes. A vinícola Araucária, localizada em São José dos Pinhais, é a única do Paraná a figurar na lista. A empresa pertence ao ex-deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Urbano Renato Adur.
O alto nível dos espumantes vem chamando a atenção dos organizadores nas últimas edições, o que os levou a aumentar em 1 ponto cada medalha e mesmo assim todos os laureados receberam Medalha de Ouro, ou seja, ficaram acima de 90 pontos.
Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Ricardo Morari, este é um grande resultado que mostra como o espumante avança pelo Brasil, esbanjando toda sua qualidade e diversidade. Consagrado por 54 jurados, entre enólogos, sommeliers, jornalistas, escritores e influencers do mundo do vinho, o resultado foi comemorado pela entidade que realiza o concurso para promover a bebida. “Quando a ABE resolveu fazer o Concurso do Espumante Brasileiro, em 2001, pensou em um projeto capaz de colocá-lo na vitrine nacional e internacional. E é isso que estamos fazendo desde sempre. Ver esta evolução em todos os sentidos nos enche de orgulho”, destaca.
O júri técnico precisou de 12 horas, entre os dias 27 e 28 de setembro, para avaliar às cegas amostra por amostra, seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Participaram espumantes naturais que estão à venda no mercado, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir de diferentes métodos, categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis).
Não foram concedidas Medalha de Prata nem de Bronze porque os 172 espumantes premiados (30% dos inscritos) atingiram notas correspondentes a medalhas Grande Ouro (acima de 93 pontos) e Ouro (de 89 a 92 pontos).