Da Redação
A Estação Rodoferroviária de Curitiba completa 50 anos neste domingo (13) cheia de histórias para contar e números grandiosos para mostrar. Como parte da comemoração, os mil primeiros passageiros que embarcarem no domingo serão presenteados com bombons. Consolidada como um marco da cidade e como o maior terminal rodoviário da Região Sul, passam pelo local diariamente cerca de 20 mil pessoas entre passageiros, funcionários, prestadores de serviços e turistas, número superior à população de muitas cidades do estado.
Por seus corredores há muita história para contar, como a do funcionário mais antigo, José Felix de Oliveira, de 67 anos, que começou a trabalhar nela aos 19 anos. “Eu vi a ‘Rodo’ crescer, vi as mudanças tecnológicas. Sou do tempo em que as portas dos ônibus não eram automáticas, os veículos não tinham ar condicionado. Hoje parecem um hotel, com dois andares, wi-fi”, lembra ele. Em tantos anos de trabalho, Oliveira coleciona memórias curiosas, como a do passageiro atrasado que se agarrou no para-choque para não perder o ônibus.
A Rodoviária também tem história de famílias de empreendedores. Claudia Nicolau cresceu nos corredores e entre o vaivém de passageiros. O pai abriu a primeira lanchonete quando o terminal foi inaugurado, em 1972. “Eu tinha 8 anos na época, vivi minha infância aqui”, diz Claudia, que hoje administra duas lanchonetes na praça de alimentação do terminal. O irmão e uma sobrinha também têm negócios lá.
Referência
Em meio século de existência, o terminal curitibano, que se firmou como um dos melhores do país, virando referência para outras capitais. “A Rodoviária de Curitiba é reconhecida como uma das mais eficientes do país. Nos últimos anos, com a revitalização, o terminal foi modernizado, atraindo novos empreendedores e comércio, trazendo mais conforto para os passageiros e novidades tecnológicas”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, responsável pela administração da Rodoviária.
Nessa minicidade, que funciona 24 horas por dia durante o ano todo, são realizadas cerca de 300 viagens por dia, com 6,5 mil embarques e seis mil desembarques das 33 empresas que atuam no terminal, incluindo duas internacionais (Crucero Del Norte e Chile Bus). São 72 mil metros quadrados de área total, sendo 27 mil de área construída, onde funcionam 23 guichês de atendimento, 12 lanchonetes, praça de alimentação com mais três lanchonetes, duas salas VIPs e cinco comércios de variedades.
A estrutura conta ainda com lotérica, posto de atendimento bancário, gerenciamento de vários serviços, turismo ferroviário, Casa da Acolhida e do Regresso, Posto da Guarda Municipal, postos do DER (Departamento de Estadas e Rodagem) e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Projetado pelo renomado arquiteto curitibano Rubens Meister, o complexo foi construído junto à Avenida Presidente Affonso Camargo dividido em três alas – interestadual, estadual e ferroviária –, além do prédio central, em formato de cubo, hoje ocupado pela direção da Urbs. Até então, o Terminal Guadalupe, na Rua João Negrão, inaugurado em 1958, era o ponto de chegada e saída de ônibus rodoviários. O complexo foi um marco na arquitetura e infraestrutura rodoviária na cidade, com um total de 50 plataformas – 25 na ala interestadual e 25 na ala estadual.
Revitalizada para a Copa do Mundo de 2014, a Rodoviária ganhou obras no entorno e melhorias, como o acesso ao embarque através de equipamentos “catracas”, com leitores de códigos de barra e de QR Code, lembra Élcio dos Anjos, administrador da Rodoviária. Os saguões de espera foram equipados com base nos modelos adotados em salas VIPs, com poltronas modernas e confortáveis e climatizadores. “Estas melhorias fizeram crescer a confiança dos passageiros em utilizar os serviços prestados pela rodoviária”, ressalta Élcio.
Ainda segundo ele, esta confiança se refletiu na movimentação de passageiros. Mesmo diante da migração para outras formas de deslocamento, dentre eles aplicativos e veículos particulares, o movimento se manteve (com exceção do período de pandemia de Covid-19), na casa dos seis milhões de passageiros por ano.
Investimentos
Desde 2020, a Rodoviária vem recebendo um pacote de investimentos de R$ 719 mil, dos quais a maior parte – R$ 344 mil – está sendo aplicada neste ano, segundo Pedro Romanel, diretor administrativo-financeiro da Urbs. Entre as benfeitorias estão melhorias na comunicação visual, ampliação das calçadas na área de embarque interestadual, projeto de acessibilidade entre as plataformas, obras de acabamento e decoração nas paredes.
Com foco no conforto e segurança para o passageiro, a área comum ganhou nova iluminação. Lâmpadas de mercúrio deram lugar à tecnologia LED com mais luminárias. Foram realizadas ainda a reforma dos estofados da praça de alimentação, ampliação de totens para carregar aparelhos celulares e notebook e a revitalização das rampas para mala dos passageiros nas passarelas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: