EstaR eletrônico começa a ser implantado em Curitiba; Urbs já está credenciando aplicativos para operar o sistema

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

EstaR eletrônico começa a ser implantado em Curitiba; Urbs já está credenciando aplicativos para operar o sistema
O projeto é o último passo para a modernização do sistema, que conta com 12.088 vagas de estacionamento regulamentado. (Foto: Divulgação)

A Urbs deu início ao cadastramento dos aplicativos móveis para automatizar a utilização de vagas do Estacionamento Regulamentado na capital, segundo anunciou nesta sexta-feira (10) a prefeitura de Curitiba. O projeto é o último passo para a modernização do sistema, que conta com 12.088 vagas de estacionamento regulamentado. A expectativa é que o EstaR eletrônico comece a funcionar na segunda metade de fevereiro. O custo do serviço ainda será definido. Os aplicativos homologados farão a intermediação da venda de créditos eletrônicos para a utilização do EstaR nas ruas, logradouros e áreas públicas bem como a comercialização em pontos fixos.

A documentação dos interessados está em fase de avaliação pela Urbs e a partir de fevereiro a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciará a substituição das placas de sinalização para o novo serviço. Haverá uma fase de transição para que os usuários se adaptem e troquem os cartões não utilizados por créditos do novo sistema, segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Segundo ele, os motoristas poderão comprar os créditos por meio dos seus celulares sem ter que procurar por cartões do EstaR ou se sujeitar a pagar mais caro a pessoas não habilitadas para efetuar a venda, como flanelinhas.

O usuário poderá adquirir créditos de estacionamento pelos aplicativos e em estabelecimentos comerciais credenciados para fazer a venda. Serão pelo menos 50 pontos de venda fixos por aplicativo. Nas ruas onde não há pontos comerciais, está prevista, a critério das empresas homologadas, a instalação de totens para que as pessoas também possam comprar por meio desses equipamentos.

O pagamento poderá ser feito tanto em aplicativos quanto em pontos comerciais e nos totens com o cartão de crédito. Assim que o valor for pago, será emitido o comprovante, dispensável para efeitos de fiscalização. “Os agentes de trânsito também irão trabalhar dentro de uma plataforma digital, que trará as informações sobre quais veículos estão estacionados de forma regular e irregular”, explica o presidente da Urbs.

Assim como funciona com o bloco de cartões do EstaR, os usuários também poderão comprar créditos e armazená-los para utilizar quando precisarem estacionar. Há a possibilidade até de um desconto ao se adquirir um número maior de créditos a critério de cada empresa ou aplicativo. A Urbs estabelecerá apenas o valor máximo que poderá ser cobrado pela fração de hora do estacionamento.

O aplicativo avisará quando o prazo de estacionamento estiver se encerrando, dando a opção de renovação para mais um período caso não exceda o limite máximo do setor onde o veículo estiver estacionado, de acordo com a sinalização existente.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.