Evento da Curitiba Film Commission dá posse a comitê gestor e recebe protesto de cineasta local

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Encontro aconteceu no Cine Passeio e destacou atribuições da comissão, como estimular e apoiar a produção do audiovisual em Curitiba e favorecer o acolhimento de produções nacionais e internacionais na cidade. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Tomou posse, nesta quinta-feira (16), o comitê gestor da Curitiba Film Commission, que terá a atribuição de incentivar, estimular e apoiar a produção audiovisual cinematográfica, televisiva ou publicitária em locais públicos e favorecer o acolhimento de produções nacionais e internacionais na cidade. O objetivo da comissão, segundo a prefeitura, é desenvolver o turismo, além de gerar emprego e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviço da capital.

“Queremos fazer Curitiba brilhar nas telas do país e do mundo, que essas produções criem mercado e que gire toda a cadeia da economia criativa que envolve o setor cinematográfico e audiovisual, gerando empregos, renda e movimentando restaurantes, bares, setor hoteleiro”, destacou o prefeito Rafael Greca no evento realizado no Cine Passeio e que contou com a presença do cineasta Bruno Barreto – sua premiada produção, “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), teve sessão especial logo após a posse. O diretor está em Curitiba preparando a produção seu novo filme, “Traição entre Amigas”. As filmagens na cidade devem começar em maio.

A cerimônia também teve a presença de representantes do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba, da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec-PR), do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Paraná (Sated-PR) e do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná (Siapar). Também participaram os cineastas Marcos Jorge (“Estômago”, 2007), Yanko Del Pino (“Beijo na Boca Maldita”, 2006), o produtor Guto Pasko e o maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá.

Protesto

Ainda na tarde de quinta-feira, antes do evento de posse, o cineasta curitibano Lucas Estevam Soares, que lançou na semana passada o longa-metragem “Coração de Neon” de forma independente em 150 salas do país, divulgou um protesto nas redes sociais comentando que, assim como ele, vários cineastas locais não haviam sido convidados para o lançamento da Film Commission. Questionou também a presença de Bruno Barreto e a apresentação de seu filme no evento e a não apresentação de uma obra local.

“Curitiba possui artistas de renome internacional e obras premiadas mundo afora. Assim, entendo que o prefeito Rafael Greca deveria escolher qualquer profissional local para o lançamento da Film Commission. Isto sim seria incentivar e fomentar o audiovisual curitibano, pois quem melhor que os curitibanos para entender da sua arte e sua cultura e articular isto nacional e internacionalmente?”, afirmou Soares. “A crítica não é ao cineasta Bruno Barreto e nem à sua obra, mas à decisão da prefeitura de incentivar a arte ‘de fora’”, completou.

“Coração de Neon” é um filme independente, realizado com recursos próprios e de apoiadores, sem leis de incentivo. Foi totalmente filmado no Boqueirão, tradicional bairro da capital paranaense, e contou com uma equipe quase 100% curitibana, entre atores e técnicos. Segundo o diretor, ele esteve com Greca e representantes da prefeitura para buscar apoio para o lançamento da produção, alterando até a data de estreia, mas não obteve resultado positivo.

Film Comission

A Curitiba Film Commission foi criada em 2012 e agora entra em pleno funcionamento com a atualização do decreto de criação e a nomeação do comitê gestor, que será formado por representantes da Secretaria Municipal da Comunicação Social, da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Municipal de Turismo. A demanda era uma antiga reivindicação da categoria do audiovisual da cidade. “Se consideramos a produção de um filme que tem a duração de dois a três meses, temos aí a criação de 400 a 500 empregos que estão em uma equipe, tanto no nível técnico quanto no nível artístico. Então, a Curitiba Film Commission tem a função de fomentar essa indústria audiovisual, de organizar e de incentivar essa cadeia produtiva”, destacou a produtora Jussara Locattelli, presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná.

A Curitiba Film Commission tem também a atribuição de estabelecer mecanismos de apoio técnico e logístico à produção cinematográfica, fazer o mapeamento dos cenários públicos, urbanos e rurais e fornecer informações a todos os interessados em realizar projetos cinematográficos no território curitibano, em especial, sobre prestadores de serviços do mercado audiovisual.

A coordenação do comitê caberá aos representantes da Secretaria Municipal da Comunicação Social, que deverá articular com os demais órgãos públicos as liberações das locações solicitadas. A Fundação Cultural deverá implementar ações de fomento ao audiovisual em Curitiba e articular a rede de fornecedores e serviços aos realizadores.

O Instituto Municipal de Turismo irá inventariar cenários para locações em Curitiba e região, mapear serviços da cadeia do turismo, promover a cidade para a atração de produções nacionais e internacionais, monitorar o impacto na cadeia produtiva, qualificar o trade turístico e estimular o desenvolvimento de atrações turísticas baseadas nas produções realizadas.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Comunicação Social emitiu 672 autorizações para gravação de produções audiovisuais e fotográficas, como comerciais e filmes de curta e longa-metragem, em espaços públicos do município.

O Paraná ocupa a quinta posição do país em número de produtoras registradas na Ancine (Agência Nacional do Cinema); é o quarto em quantidade de CBPs (Certificado de Produto Brasileiro), concedido a obras audiovisuais; e alcança a segunda posição nacional em quantidade de CRTs (Certificado de Registro de Título ou Obra), documento que assegura que a obra audiovisual está autorizada a ser comercializada e veiculada no Brasil.

Além do “Coração de Neon”, de Lucas Estevan Soares, algumas produções recentes filmadas em Curitiba deram visibilidade para a cidade: “Deserto Particular”, candidato brasileiro para concorrer ao Oscar 2022, e “Jesus Kid”, ambos de Aly Muritiba; “Alice Júnior”, de Gil Baroni; “Mirador”, de Bruno Costa; “Lamento”, de Cláudio Bittencourt e Diego Lopes; e “A Mesma Parte de um Homem”, de Ana Johann.

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