Como parte das comemorações por seus 80 anos de fundação, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, no dia 15 de agosto, às 15 horas, em Curitiba, a mesa redonda “Gastos públicos e impactos na taxa Selic”. O debate terá as participações do ex-presidente da República Michel Temer, do economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, e do presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter.
Durante o evento, que acontece no Campus da Indústria do Sistema Fiep e será mediado pela jornalista Thais Herédia, os especialistas debaterão como o descontrole dos gastos públicos aumenta a necessidade de financiamento do Estado brasileiro, influenciando diretamente na taxa básica de juros. Além disso, analisarão como uma Selic elevada dificulta o acesso a crédito para investimentos produtivos, afetando o desempenho da economia nacional. Na última quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa de juro básico no mesmo patamar pela segunda vez seguida. Com isso, a Selic segue em 10,50%.
As inscrições para acompanhar o debate são gratuitas e devem ser feitas neste link.
No mesmo dia 15, a partir das 18h30, a Federação realiza, também no Campus da Indústria, uma solenidade comemorativa aos 80 anos da Fiep. A cerimônia, que reunirá empresários, lideranças da indústria, do setor produtivo e da sociedade civil, além de autoridades públicsa, irá homenagear as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento industrial, econômico e social do Paraná.
SERVIÇO
Mesa redonda “Gastos públicos e impactos na taxa Selic”
Data: 15/08 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR
Inscrições: t2m.io/evento-taxa-selic