Da Redação
Uma bela e singela homenagem marcou os 100 anos do ex-pracinha paranaense e auditor aposentado da Receita Federal Aniss Cury, nascido no município de Rio Azul em 7 de março de 1922. Na tarde desta segunda-feira (7) a banda da 5ª Região Militar esteve na residência dele, na Rua Madre Maria dos Anjos, no Água Verde, tradicional bairro de Curitiba. Lúcido e bem disposto, ele participou da homenagem ao lado da esposa, Theodolinda Marques Cury, de 94 anos, dos filhos (entre eles o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Robson Cury), netos e bisnetos.
No final de 1942, aos 20 anos, Cury alistou-se no 15º Batalhão de Caçadores de Curitiba. Dois anos depois, em 23 de novembro, ele embarcou no porto do Rio de Janeiro para a Itália para lutar na Segunda Guerra junto com outros seis mil pracinhas brasileiros. O momento foi lembrado durante a homenagem, que constou, além da apresentação da banda, da entrega de medalhas e um diploma. Aniss Cury é 2º tenente da Reserva do Exército brasileiro.
Entre as músicas executadas estavam o Hino do Expedicionário e a Canção do Exército, além do “Parabéns pra você”, é claro. Também não faltaram comparações com o momento vivido atualmente com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: