A ONG Eco Local Brasil está limpando praias do Paraná e litoral Norte de Santa Catarina por meio da Expedição Oceano Protegido Brasil. Ela tem o objetivo de retirar cerca de 30 toneladas de resíduos, principalmente plásticos, de áreas de difícil acesso e pouco habitadas.
Todo o material recolhido será transformado em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas de surf e até mesmo mobiliários urbanos. “É um trabalho árduo, mas essencial para a preservação do nosso litoral e dos oceanos. Queremos mostrar à sociedade a dimensão do problema do lixo marinho e incentivar que todos façam a sua parte”, ressalta Filipe Oliveira, coordenador das atividades da ONG Eco Local Brasil.
O primeiro desafio foi percorrer os 22 km entre a Praia Grande e a do Ervino, ambas em São Francisco do Sul (SC). Até esta quinta-feira (5), a equipe percorrerá 14,5 km da Barra do Saí até Guaratuba, no Paraná. Entre os dias 9 e 13, eles vão partir da Prainha de Caiobá para Praia de Leste; de 23 a 26 da Praia de Leste até Pontal do Sul; no dia 27 ocorrerá um mutirão em Pontal do Sul com o projeto Voz dos Oceanos; e de 28 a 30, a expedição estará nas Ilhas do Paraná.
Para realizar o trabalho, a equipe da ONG conta com o apoio de veículos e equipamentos adequados para a limpeza minuciosa da faixa de areia, coletando todo o lixo encontrado. Um dos grandes diferenciais das ações da Eco Local é realizar estas ativações de combate ao lixo marinho em praias pouco habitadas e de difícil acesso, onde se acumulam muitos resíduos provenientes do movimento das marés e do descarte irregular nos rios.
A Expedição Oceano Protegido Brasil conta com o apoio de moradores locais, projetos ambientais parceiros, instituições e órgãos competentes.