O projeto “Mapa da Cultura Alimentar” será encerrado no dia 06 de setembro com uma exposição que traz manequins e instalações de artes visuais que refletem as representações da cultura alimentar brasileira. Esta é a etapa final do projeto da Montenegro Produções, realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura que, desde abril, percorreu cidades do Paraná e de Santa Catarina para descobrir mais sobre a cultura alimentar regional,. O foco foram 12 produtos que possuem selo de identificação geográfica.
“O Mapa da Cultura Alimentar revela os detalhes sobre os produtores e o manejo desses produtos que têm selo de Identificação Geográfica (IG). Na exposição vamos trazer, de forma lúdica e com um olhar artístico, um pouco do que foi experimentado durante a expedição. Grande parte dos materiais que usei nas peças vieram das visitas em campo que fiz para montar as instalações. Como o tema da alimentação é muito amplo e muito rico, eu resolvi focar no conteúdo histórico que envolve os produtos. Por exemplo: uma das peças da exposição é a Carmem Miranda e ela está lá porque, durante a minha pesquisa, eu descobri que a Carmem Miranda fez um show em Antonina em 1933. Então eu fiz um figurino feito de papel de balas de bananas e cestas de frutas”, explica Gustavo Krellig, artista responsável pelas instalações.
A exposição terá seis instalações que representam a cultura alimentar brasileira e contam partes das histórias dos produtos que foram pesquisados no projeto. As instalações estarão ambientadas em um espaço criado pelo escritório Givago Ferentz Arquitetos, que trabalha com foco em projetos para restaurantes e bares. “todas as peças estarão ambientadas em cenários que vão contemplar não só o trabalho do artista Gustavo Krelling, mas também o material que foi captado durante a expedição, como os vídeos e fotos que foram produzidos durante o projeto”, explica Givago.
Além disso, um livro será lançado sobre o projeto que vai contemplar as descobertas da expedição, a pesquisa para a exposição e com receitas que utilizam os produtos pesquisados pelo projeto. “O projeto é uma celebração da cultura alimentar brasileira. Nós partimos de 12 produtos com selo de identificação geográfica do Paraná e Santa Catarina e realizamos toda a pesquisa no momento da expedição. Esse material é parte do conteúdo de um livro que será lançado no mesmo dia da abertura da exposição. E a exposição é a grande representação da riqueza da nossa cultura alimentar e na expressão artística permitimos que esses símbolos, tão brasileiros, viessem à tona”, explica Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, idealizadora do projeto. A exposição também vai passar por São Paulo.
A exposição ficará no Shopping Mueller até o dia 23 de setembro. “O projeto Mapa da Cultura Alimentar valoriza a gastronomia regional e transforma o resultado desse trabalho em uma mostra de artes visuais, rica em detalhes e curiosidades sobre os hábitos alimentares. É uma honra para o Shopping Mueller receber essa mostra e apoiar esse projeto. Tenho certeza de que os curitibanos vão apreciar essa exposição”, diz Daniela Baruch Superintendente do Shopping Mueller.
Serviço: Exposição Mapa da Cultura Alimentar
Curitiba
Data: a partir do dia 06 de setembro
Local: Shopping Mueller – Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico – Curitiba – PR
São Paulo
Data: de 09 a 23 de outubro
Local: Avenida das Nações Unidas, 17007, Bairro Várzea de Baixo (São Paulo/SP)
***A exposição estará no térreo, em frente à Torre Sigma