A Caixa Cultural Curitiba traz para Curitiba a exposição “Hiper-realismo no Brasil” do artista Giovani Caramello, escultor hiper-realista conhecido pela expressividade em suas obras. A exposição estará aberta ao público a partir da próxima terça-feira (26), às 19 horas, na galeria da Caixa Cultural Curitiba, no centro da capital paranaense. O artista plástico selecionou, em colaboração com o curador Ícaro Ferraz Vidal Júnior, um conjunto de dez obras que traçam um panorama de sua carreira, abrangendo diversas materialidades e linguagens artísticas.
Giovani Caramello é o único escultor hiper-realista do Brasil e nesta estreia em Curitiba, ele reúne esculturas em silicone que reproduzem cada detalhe de figuras humanas, além de incluir peças mais recentes produzidas em bronze. “São várias técnicas utilizadas, incluindo cerâmica, resina e as de silicone, que são as mais hiper-realistas, e também de bronze, que representam minha nova fase, caracterizada por esculturas mais sóbrias e monocromáticas.” explica o artista.
Para o curador Ícaro Vidal, o hiper-realismo das esculturas de Caramello leva os espectadores a refletir sobre a fragilidade da vida. “Com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, ele nos apresenta uma série de imagens e personagens que nos fazem meditar sobre a fragilidade do humano e a efemeridade da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam moldadas e criadas por mãos humanas.” reflete Vidal.
Autodidata, Giovani Caramello iniciou sua carreira com modelagem 3-D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando, então, o interesse pelo realismo.
Serviço: Exposição “Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba/PR
Informações: (41) 4501-8722
Período: Abertura dia 26/09 às 19h. Período da exposição de 27/09 a 12/11
Horários de visitação: de terça-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h.
Classificação Indicativa: Livre
Realização: Via Press Comunicação
Entrada Franca