Exposição itinerante chega a Curitiba com fotografias aéreas de várias partes do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Forte São Marcelo em Salvador (BA) (Foto: Leonardo Yasuda)

A mostra Pakuá Exposição de Artes Visuais, exposição itinerante de fotografias aéreas do país, chega a Curitiba onde permanece até dia 30 de março no Shopping Pátio Batel. As imagens foram selecionadas em um concurso nacional realizado no final de 2020 com a participação de mais de 150 fotógrafos de todo o país, entre eles o paranaense Sergio Ranalli, ao lado de fotógrafos iniciantes. A comissão julgadora da premiação foi formada pelos fotógrafos Guilherme Pupo, Cássio Vasconcellos e Daniel Castellano, que também terão suas obras expostas no projeto. 

“Ao reunir fotógrafos do Brasil inteiro e seus diferentes olhares, o Pakuá compõe uma representação artística do mapa brasileiro utilizando a fotografia aérea feita por drone. O contato com o projeto proporciona uma reflexão atual e coletiva a respeito da importância humana na preservação do patrimônio cultural e ambiental do Brasil, além da estreita relação da fotografia com as cidades e a arquitetura, atuando como agente de construção dessa história”, explica Carolina Montenegro, organizadora da exposição.

Catedral Guadalupe – Foz do Iguaçu (Foto: Daniel Castellano)

O título do projeto, Pakuá, tem origem no tupi-guarani e é uma brincadeira poética feita a partir da junção das palavras céu, tudo e pessoa. A tradução estética dessa criação ficou sob responsabilidade do designer, hoje sediado em Portugal, Caio Vitoriano, que interpretou esses elementos na criação da identidade visual do projeto. 

LEIA TAMBÉM:

Depois de Curitiba, a exposição segue para Foz do Iguaçu, de 08 a 23 de abril, no Catuaí Palladium); Maringá, de 1º a 20 de maio, Shopping Maringá Park;  e Londrina, de 28de maio a 20 de junho, no Aurora Shopping. Além das exposições, as imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line para download gratuito no site da produtora (www.montenegroproducoes.com ). 

A entrada é gratuita e o público também poderá apreciar intervenções artísticas feitas por ilustradores a partir das imagens que integram o projeto em cada uma das cidades – André Coelho (Curitiba), Ivana Lima (Foz do Iguaçu), Nilton Ribeiro (Maringá) e Raro de Oliveira (Londrina). 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.