Da Redação
A mostra Pakuá Exposição de Artes Visuais, exposição itinerante de fotografias aéreas do país, chega a Curitiba onde permanece até dia 30 de março no Shopping Pátio Batel. As imagens foram selecionadas em um concurso nacional realizado no final de 2020 com a participação de mais de 150 fotógrafos de todo o país, entre eles o paranaense Sergio Ranalli, ao lado de fotógrafos iniciantes. A comissão julgadora da premiação foi formada pelos fotógrafos Guilherme Pupo, Cássio Vasconcellos e Daniel Castellano, que também terão suas obras expostas no projeto.
“Ao reunir fotógrafos do Brasil inteiro e seus diferentes olhares, o Pakuá compõe uma representação artística do mapa brasileiro utilizando a fotografia aérea feita por drone. O contato com o projeto proporciona uma reflexão atual e coletiva a respeito da importância humana na preservação do patrimônio cultural e ambiental do Brasil, além da estreita relação da fotografia com as cidades e a arquitetura, atuando como agente de construção dessa história”, explica Carolina Montenegro, organizadora da exposição.
O título do projeto, Pakuá, tem origem no tupi-guarani e é uma brincadeira poética feita a partir da junção das palavras céu, tudo e pessoa. A tradução estética dessa criação ficou sob responsabilidade do designer, hoje sediado em Portugal, Caio Vitoriano, que interpretou esses elementos na criação da identidade visual do projeto.
LEIA TAMBÉM:
- Luís Melo inaugura Campo das Artes com a mostra de teatro Pôr do Sol, em São Luiz do Purunã
- Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022 lançada pela CNBB nesta quarta-feira
Depois de Curitiba, a exposição segue para Foz do Iguaçu, de 08 a 23 de abril, no Catuaí Palladium); Maringá, de 1º a 20 de maio, Shopping Maringá Park; e Londrina, de 28de maio a 20 de junho, no Aurora Shopping. Além das exposições, as imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line para download gratuito no site da produtora (www.montenegroproducoes.com ).
A entrada é gratuita e o público também poderá apreciar intervenções artísticas feitas por ilustradores a partir das imagens que integram o projeto em cada uma das cidades – André Coelho (Curitiba), Ivana Lima (Foz do Iguaçu), Nilton Ribeiro (Maringá) e Raro de Oliveira (Londrina).
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: