Exposição que homenageia o fotógrafo paranaense José Kalkbrenner ganha semana extra no MIS-PR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Exposição que homenageia o fotógrafo paranaense José Kalkbrenner ganha semana extra no MIS-PR
A mostra “Kalk – 91 Anos de História” segue até o próximo domingo (9), destacando a contribuição de Kalkbrenner para a história da fotografia no Brasil. (Foto: Kraw Penas/Seec)

Homenagem ao renomado fotógrafo paranaense José Kalkbrenner, a exposição “Kalk – 91 Anos de História” segue por mais uma semana no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), encerrando no próximo domingo (9). Com curadoria do fotógrafo e jornalista Sérgio Sade, a mostra apresenta uma rica coleção de imagens, destacando a importante contribuição de Kalkbrenner para a história da fotografia no Brasil.

São mais de 200 imagens, incluindo fotografias históricas, imagens jornalísticas, retratos e paisagens. Todas as fotografias foram cuidadosamente selecionadas para destacar a habilidade de Kalkbrenner em capturar momentos únicos e emocionantes, além de sua técnica inovadora e a capacidade de explorar as possibilidades da luz e da sombra.

Exposição que homenageia o fotógrafo paranaense José Kalkbrenner ganha semana extra no MIS-PR
José Kalkbrenner conversa com a atriz Guta Stresser em evento comemorativo do Diário do Paraná, realizado na semana passada. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

Verdadeira viagem pela trajetória de Kalkbrenner, a mostra aborda desde o início da vida do fotógrafo, sua ingressão ao jornalismo, a carreira como ciclista, passando também por seus estúdios de fotografia publicitária. As imagens apresentadas destacam momentos marcantes de sua carreira, registros de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 1958, e de personalidades importantes, como uma sessão de fotos da atriz Dercy Gonçalves. A exposição também conta com uma seção dedicada aos trabalhos mais recentes de Kalkbrenner, mostrando sua evolução como fotógrafo e como sua técnica mudou ao longo dos anos.

“Kalk – 91 Anos de História” inaugurou o projeto Memória Viva, voltado a fomentar ações culturais para homenagear a trajetória de pessoas ainda em vida. “Essa exposição é uma oportunidade para conhecer e apreciar a obra de um dos grandes mestres da fotografia no Brasil. Com o Memória Viva queremos enaltecer a história de figuras importantes, como o Kalk, ainda em vida”, aponta Mirele Camargo, diretora do MIS-PR.

Serviço:
Exposição “Kalk – 91 Anos de História”
Museu da Imagem e do Som do Paraná (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro)
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h.
Até 9 de abril.
Entrada gratuita.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.