Exposição ‘Sublime ao Entrar’ une fotografia e debate sobre autismo no Centro Cultural Sistema Fiep

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Exposição ‘Sublime ao Entrar’ une fotografia e debate sobre autismo no Centro Cultural Sistema Fiep
Trabalho é resultado da vivência da artista Aline Provensi ao realizar acompanhamento terapêutico. (Foto: Brenda Pontes)

Até 15 de outubro o público que for ao Centro Cultural Sistema Fiep poderá conferir uma exposição que coloca em debate um tema de grande relevância: o autismo. O trabalho é resultado de três anos de vivência da artista Aline Provensi ao realizar acompanhamento terapêutico do menino autista Felipe de seus 7 aos 9 anos de idade.

Aline, que é psicóloga, especialista em autismo e ela mesma autista, participou ativamente da rotina diária de Felipe durante esse período, o que permitiu a ela um novo olhar sobre si mesma e identificação crescente de semelhanças entre os dois. “Sublime ao Entrar’ é uma forma que encontrei de expressar como precisei dissolver minhas barreiras para acessar o Felipe e construir uma relação horizontal com ele. Acredito ser impossível pensar em inclusão sem dissolvermos esses padrões tradicionais sobre o que é inteligência, o que é normal, o que é aceitável. Há formas diferentes de se comunicar, de pensar e de ser, e todas elas são versões igualmente válidas. A exposição fala um pouco sobre isso”, diz.

Familiarizada com o desenho como forma de expressão, Aline administra a página Tirinhas da Sara (@tirinhasdasara), que conta histórias em quadrinhos da personagem principal Sara, uma menina autista, e de seus amigos, todos pessoas com algum tipo de deficiência.

“A arte veio naturalmente para a minha vida. Utilizo as ilustrações e as fotografias majoritariamente como forma de expressão e de aprofundamento na minha atuação na psicologia. Meu pensamento é visual, então naturalmente eu penso em fotos. Sempre precisei desenhar para me expressar melhor ou me regular emocionalmente. A imagem é como eu vivencio o mundo, para mim esse é o cotidiano. Eu experiencio a arte como forma de me entender e entender o que está à minha volta”, analisa.

A exposição tem obras interativas e inclusivas para autistas e é adaptada para as demais deficiências. Novidades estão sempre sendo publicadas no Instagram: @sublimeaoentrar.

SERVIÇO:

Exposição fotográfica ‘Sublime ao Entrar’
Por Aline Provensi
Até 15/10
Centro Cultural Sistema Fiep | Rua Paula Gomes, 270, São Francisco, Curitiba
Visitas com monitoria: de segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Visitas sem monitoria: sábados das 10h às 18h
Informações: (41) 3271-9560
Entrada franca

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.