O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) comemora 71 anos com uma exposição no Museu Guido Viaro. A mostra, produzida por artistas de 11 a 17 anos, foi aberta nesta terça-feira (11). Além desta, o Museu Casa Alfredo Andersen apresenta a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, com trabalhos também de adolescentes, inclusive pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A abertura será na quinta-feira (13).
O CJAP é uma instituição pública do Paraná com foco no ensino de arte e cultura a jovens e tem como patronos Eny Caldeira, pedagoga paranaense reconhecida por sua dedicação à educação, e Guido Viaro, artista plástico ítalo-brasileiro e que também foi professor do ensino fundamental. “Esta exposição é um tributo ao legado de Guido e Eny, que vislumbraram um espaço onde a arte pudesse florescer desde a infância”, diz o diretor do Centro, Luiz Gustavo Vardânega Vidal.
A mostra do Museu Casa Alfredo Andersen tem como principal objetivo a inclusão e demonstração de como a natureza pode ser lida através de olhares diferentes. Os autores são alunos de Nilson Sampaio, arte-educador com residência artística no museu. Embora nem todos os jovens sejam do espectro autista, Nilson defende que a interação de diferentes visões de mundo é importante para liberar a criatividade e quebrar barreiras entre pessoas neurodivergentes e neurotípicas. “Trabalhar em grupo se revelou, além de um exercício de compreensão, um caminho para o respeito a diferentes maneiras de enxergar e sentir o mundo”, diz o professor.
Serviço – CJAP
Evento: “71 ano de arte do Centro Juvenil de Artes Plásticas”
Abertura: 11 de junho às 15h
Horários: 14h às 18h de terça a sábado
Endereço: Rua XV de Novembro, 1348, Centro, Curitiba
Serviço – Museu Casa Alfredo Andersen
Evento: “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”
Abertura: 13 de junho às 18h
Encerramento: 28 de julho
Horários: 10h às 17h de terça a domingo
Endereço: Rua Mateus Leme, 336, São Francisco, Curitiba