Farol do Saber apresenta mandala que homenageia as mulheres de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Farol do Saber apresenta mandala que homenageia as mulheres de Curitiba
Os designers Cristina Yamada e Claudio Araújo são os idealizadores da criação localizada no Farol das Cidades, um desenho feito com 10 mil mudas de flores em três tons. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

O Farol do Saber Farol das Cidades, localizado próximo à Pedreira Paulo Leminski, no bairro Abranches, apresenta um jardim inteiro dedicado às mulheres. Implantada na primavera de 2022 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a mandala Espírito Feminino – Não Pise nas Flores foi idealizada pelos designers Cristina Yamada e Claudio Araújo, destacando em seu formato o desenho de sete flores iguais, que se completam perfeitamente dentro de um hexágono.

Para dar vida à criação, foram plantadas 10 mil mudas de flores em três tons. Espaços de gramado entre as flores permitem que o visitante se integre à mandala e chegue perto para contemplar sua beleza, sem danificá-la. “É uma obra que respeita a todas as mulheres e o nome – Não Pise nas Flores – sugere sermos mais empáticos”, explica Araújo.

As mudas vêm da produção do Horto Municipal do Guabirotuba e serão substituídas conforme a necessidade e as estações, assim como acontece em outras áreas floridas da capital. No momento, quem visitar o jardim vai encontrar as mudas de vinca. O objetivo do jardim é honrar as mulheres e todos os espíritos femininos. “O feminino está presente em tudo, na forma, na flor, na inspiração, no sentimento”, diz Cristina.

A proposta da dupla de designers teve boa receptividade, contando com muito apoio tanto dos gestores municipais como dos jardineiros que fizeram os plantios. “Foi uma coisa fantástica, cada pessoa deu o seu melhor, o trabalho sempre foi muito participativo, integrado com cada pessoa na sua instância”, relata Araújo. O cuidado e o respeito da população com as flores já plantadas também chamou a atenção. “É um orgulho curitibano, né? É nosso patrimônio, assim como essa questão do espírito feminino, que é um patrimônio humano. Então a gente deveria preservar e conservar, cuidar desse patrimônio também”, finaliza.

Serviço:
Mandala Espírito Feminino – Não Pise nas Flores
Farol do Saber Farol das Cidades (Rua Eugênio Flôr, 30 – Abranches)
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábado, das 9h às 13h.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.