Feiras de incentivo à leitura acontecem em Curitiba em comemoração ao Dia Mundial do Livro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

whatsapp image 2024 04 23 at 2.48.56 pm
A tenda da “Circule Um Livro” está localizada na Rua XV de Novembro, próximo ao Palácio Avenida, com indicação de totens (Foto: Divulgação)

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Os leitores, que estão em Curitiba, podem aproveitar esta data com feiras de troca na capital. Na Rua XV de Novembro os visitantes entregam uma obra que já foi lida e levam uma nova para casa. A programação ocorre desde a segunda-feira (22) e vai até domingo (28). Campanhas como esta têm como princípio – além do incentivo à leitura – a promoção da sustentabilidade com reaproveitamento de títulos.

Mais de 1.500 exemplares dos mais diferentes gêneros e formatos, doados por editoras e colecionadores, podem ser encontrados na tenda que está nos arredores do Palácio Avenida.

Esta ação é do movimento “Circule Um Livro”, promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e da Embrapa Florestas, em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). 

Apenas no encerramento do evento, no domingo, o endereço será transferido para a sede da Academia Paranaense de Letras (APL), que fica no Largo da Ordem. Além da programação recorrente, os membros da APL promoverão uma roda de conversa com os visitantes. 

A #CirculeUmLivro não é o único exemplo de celebração no Dia Mundial do Livro em Curitiba. A escola Escola Pedro Apóstolo, que fica localizada no bairro Capão Raso, criou uma biblioteca ao ar livre para alunos e responsáveis, também com a intenção de troca de livros. “A ideia é fazer movimentar livros que ficaram parados nas prateleiras, estimular a leitura e fazer com que nossos alunos e seus familiares adquiram ainda mais conhecimento”, disse Carolina Paschoal, diretora da Escola Pedro Apóstolo.

Uma pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) ao instituto Nielsen BookData, revela que, em 2023, 84% dos brasileiros não adquiriram novos livros no período de 12 meses anteriores ao levantamento. As atividades citadas acima tem como objetivo fomentar o hábito de leitura e transformar o cenário apontado pela CBL. 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.