Festival Curta Paranaguá divulga a lista dos premiados; durante cinco dias foram exibidos 56 curtas-metragens

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
20.09 sessao acessibilidade infantil
 As sessões infantis reuniram cerca de 500 estudantes de escolas públicas da cidade. (Foto: Divulgação)

O festival de curtas-metragens de Paranaguá divulgou os vencedores em nove categorias. O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação presencial e online realizada no Teatro Rachel Costa, no Litoral do estado.

Entre os premiados, destacam-se produções nacionais e algumas paranaenses. O vencedor de melhor curta de ficção foi Nem todas as Manhãs são Iguais (PB). Na categoria documentário quem levou o prêmio foi Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (MG). E o voto popular foi para o curta Marta Consertadora de Guarda-chuva (SP). As produções com cineastas paranaenses ganharam nas categorias Experimental (Esse Navio Vai Afundar), Infantil (Anacleto, o Balão) e Melhor Roteiro (Dominique), inscrito em Nova York pelo cineasta curitibano Guto Barra.  

O festival Curta Paranaguá durou cinco dias e contou com a exibição de 56 curtas de diversas regiões do país nas categorias ficção, documentário, animação, experimental e infantil. No evento, que contou com a presença de diretores e produtores, foram apresentados também quatro longas-metragens paranaenses convidados. Quem foi ao evento ainda pode acompanhar as sessões infantis que reuniram cerca de 500 estudantes de escolas públicas da cidade.

melhor documentario memorias culinarias
Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (MG) ganhou o prêmio de melhor documentário. (Foto: Divulgação)

“O Curta Paranaguá prezou bastante pela acessibilidade ao evento com ingressos gratuitos, libras nos podcasts veiculados no site do festival e presencialmente, em todas as aberturas de sessões e uma exibição acessível na semana da inclusão”, diz Marcio Branco, idealizador e diretor artístico do festival.

Na cerimônia de premiação, o Curta Paranaguá fez uma homenagem ao cineasta Cyro Matoso, pioneiro do cinema paranaense. Durante o encerramento, Branco exibiu um vídeo com imagens de storyboards dos filmes de Cyro com narração de uma carta em que o diretor escreveu aos amigos. O curta de homenagem foi realizado por Marcio Branco e Gilmar Massafera em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. A cerimônia contou com a presença do filho do cineasta homenageado, Marcos Matoso.

Durante a premiação foi exibido também um curta-metragem sobre o festival realizado pelos participantes da oficina de cinema “Meu primeiro curta”, ministrada pelo cineasta e documentarista Tiago Nascimento entre 18 a 21 de setembro na Casa Elfrida Lobo, em Paranaguá.

A lista de vencedores e indicados por categoria pode ser conferida no site do festival curtaparanagua.com.br.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.