Começa nesta quinta-feira (27) e vai até domingo (30) o 14° Festival de Cinema da Lapa, mostra que já é tradicional no calendário do cinema nacional. Neste ano, a consagrada atriz Rosamaria Murtinho será a grande homenageada do evento que vai trazer apresentações diárias e gratuitas.
Quatro filmes da última safra de produções brasileiras vão disputar o Troféu Tropeiro, são eles: Desapega!, comédia que tem no elenco Glória Pires, Maísa Silva e Wagner Santisteban e que traz ao festival também seu diretor, Hsu Chien para falar sobre direção e produção cinematográfica. Ainda fazem parte da mostra competitiva o drama Nada é Por Acaso, com direção de Márcio Trigo, filmado parcialmente no interior do Paraná; e o inédito filme de ação paranaense, Franco No Trem do Medo, com direção de Salete Machado e codireção de Talício Sirino.
Tanto os lapeanos como pessoas das cidades vizinhas, que não dispõem de um único cinema, vão poder assistir na tela grande, de graça, filmes como Perlimps, longa-metragem de animação de Alê Abreu, o mesmo diretor que se consagrou com O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar em 2016. Os curtas-metragens têm sua vez na exibição especial de filmes paranaenses em mostra competitiva e em sessões especiais, além de mostras competitivas de filmes infantis e infanto-juvenis. Neste ano está de volta também a tradicional Sessão da Meia-Noite, com filmes de terror.
Quem irá apresentar o evento é a atriz Nívea Mariaao lado do ator Gustavo Piaskoski. Ela estará presente no festival com o filme Capitão Astúcia, e vai participar de um encontro aberto ao público para falar de sua carreira, com mediação de Wagner Santisteban.
“O Festival da Lapa celebra e premia o talento dos profissionais do audiovisual, dando sempre destaque especial para a produção paranaense”, diz o curador da mostra, o cineasta Fernando Severo.
Esta edição também comemora a volta do festival inteiramente presencial e o prazer da exibição de cinema, tudo acompanhado por shows, oficinas e mostras especiais.
Entre as oficinas oferecidas estão a de Gravação de Vídeos com o Celular, por Gustavo Piaskoski; Criando Mundos – Fundamentos da narrativa literária e audiovisual, por Marcos DeBrito; e Interpretação Para Cinema e TV, Marcelo Argenta.
“São muitas atrações. É como uma declaração de amor à Lapa”, declara Maria Inês Borges da Silveira, a coordenadora geral do evento e criadora do Instituto Histórico da Lapa.
A programação completa, horários, serviço e inscrições para as oficinas podem ser feitos através do site www.festivaldecinemadalapa.com