Filha de José Saramago estará em Curitiba para lançamento do livro sobre o escritor no Graciosa Country Club

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Filha do escritor Jose Saramago estará em Curitiba para lançamento do livro sobre o escritor
A obra reúne textos e mensagens de amigos e admiradores do escritor. (Foto: Divulgação)

Violante Saramago Matos, filha do escritor José Saramago, também escritora, pintora e ativista política, estará em Curitiba na próxima quinta-feira (20) para o lançamento do livro “Saramagos – 100 anos de José”, no Graciosa Country Club. O evento terá a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.

Organizada por Érico Vital Brazil e Liana Leão, a obra reúne textos e mensagens de amigos e admiradores como Fernando Meireles, Edney Silvestre, Maria Adelaide Amaral, José Possi Neto, Maria Fernanda Cândido, Thiago Lacerda, Beth Goulart, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Geraldo Carneiro; e acadêmicos como Tereza Cristina Cerdeira, Horácio Costa, Pedro Fernandes de Oliveira Neto, Mary Del Priore e Patrícia Carvalho, além de um rico acervo de fotos de Violante.

O livro celebra os 100 anos do escritor e terá publicação limitada de 350 exemplares com concepção, produção e realização da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Solar do Rosário.

Sobre Violante

Violante Saramago Matos nasceu em 1947, em Lisboa, Portugal. Formou-se em Biologia, foi professora e técnica de alimentos. É filha única de dois grandes nomes que representam internacionalmente o universo de produção artística e cultural português: a artista plástica Ilda Reis e o escritor José Saramago. Em março deste ano lançou em Portugal o livro “De Memórias nos Fazemos”, uma homenagem onde revela a cumplicidade do elo com o pai.

Desde os anos de 1980, reside em Funchal, Ilha da Madeira. Há anos atua em causas sociais, sobretudo, ligadas ao meio ambiente e ao ordenamento territorial. Na década de 1960, participou da luta estudantil, integrou o Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa; entre 1969 e 1974 foi dirigente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, trabalhou com os Comités de Luta Anticolonial e participou das manifestações estudantis contra a ditadura, a guerra colonial e a guerra do Vietnam.

Foi militante do MRPP – Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e, nas manifestações de 1º de maio de 1973, foi presa, tendo ficado encarcerada por 3 meses. Após a chamada Revolução dos Cravos, abril de 1974, continuou a militância política e as atividades em movimentos sociais, como o de apoio ao Timor-Leste; contra a guerra do Iraque e o da despenalização da interrupção voluntária da gravidez ou aborto voluntário. Foi Deputada da Assembleia Legislativa da Madeira, entre 1996 e 2000. Exerceu, também, o cargo de Vereadora na Câmara Municipal do Funchal, entre 1997 e 2001. Publicou livros infanto-juvenis, de poesia, contos e crônicas. Colaborou com o Diário de Notícias do Funchal, na coluna “Opinião”.

Desde 2020, integra o painel do programa de rádio semanal, na TSF Madeira, “Mulheres com Palavra” e escreve mensalmente crônicas para a “4 em linha” no Semanário Tribuna da Madeira. Participa como palestrante em eventos sobre temas ambientais e do desenvolvimento sustentável. É casada com Danilo Matos com quem tem dois filhos, Ana e Tiago.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: vro “Saramagos – 100 anos de José” com a presença de Violante Saramago
Data: 20/10
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Publica do Paraná – R. Cândido Lopes, 133 – Centro

Horário: 19h
Local: Graciosa Country Club (para convidados) – Av. Munhoz da Rocha, 1146 – Cabral

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

[instagfram-feed]

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.