Da Redação
Violante Saramago Matos, filha do escritor José Saramago, também escritora, pintora e ativista política, estará em Curitiba na próxima quinta-feira (20) para o lançamento do livro “Saramagos – 100 anos de José”, no Graciosa Country Club. O evento terá a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.
Organizada por Érico Vital Brazil e Liana Leão, a obra reúne textos e mensagens de amigos e admiradores como Fernando Meireles, Edney Silvestre, Maria Adelaide Amaral, José Possi Neto, Maria Fernanda Cândido, Thiago Lacerda, Beth Goulart, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Geraldo Carneiro; e acadêmicos como Tereza Cristina Cerdeira, Horácio Costa, Pedro Fernandes de Oliveira Neto, Mary Del Priore e Patrícia Carvalho, além de um rico acervo de fotos de Violante.
O livro celebra os 100 anos do escritor e terá publicação limitada de 350 exemplares com concepção, produção e realização da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Solar do Rosário.
Sobre Violante
Violante Saramago Matos nasceu em 1947, em Lisboa, Portugal. Formou-se em Biologia, foi professora e técnica de alimentos. É filha única de dois grandes nomes que representam internacionalmente o universo de produção artística e cultural português: a artista plástica Ilda Reis e o escritor José Saramago. Em março deste ano lançou em Portugal o livro “De Memórias nos Fazemos”, uma homenagem onde revela a cumplicidade do elo com o pai.
Desde os anos de 1980, reside em Funchal, Ilha da Madeira. Há anos atua em causas sociais, sobretudo, ligadas ao meio ambiente e ao ordenamento territorial. Na década de 1960, participou da luta estudantil, integrou o Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa; entre 1969 e 1974 foi dirigente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, trabalhou com os Comités de Luta Anticolonial e participou das manifestações estudantis contra a ditadura, a guerra colonial e a guerra do Vietnam.
Foi militante do MRPP – Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e, nas manifestações de 1º de maio de 1973, foi presa, tendo ficado encarcerada por 3 meses. Após a chamada Revolução dos Cravos, abril de 1974, continuou a militância política e as atividades em movimentos sociais, como o de apoio ao Timor-Leste; contra a guerra do Iraque e o da despenalização da interrupção voluntária da gravidez ou aborto voluntário. Foi Deputada da Assembleia Legislativa da Madeira, entre 1996 e 2000. Exerceu, também, o cargo de Vereadora na Câmara Municipal do Funchal, entre 1997 e 2001. Publicou livros infanto-juvenis, de poesia, contos e crônicas. Colaborou com o Diário de Notícias do Funchal, na coluna “Opinião”.
Desde 2020, integra o painel do programa de rádio semanal, na TSF Madeira, “Mulheres com Palavra” e escreve mensalmente crônicas para a “4 em linha” no Semanário Tribuna da Madeira. Participa como palestrante em eventos sobre temas ambientais e do desenvolvimento sustentável. É casada com Danilo Matos com quem tem dois filhos, Ana e Tiago.
SERVIÇO:
Lançamento do livro: vro “Saramagos – 100 anos de José” com a presença de Violante Saramago
Data: 20/10
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Publica do Paraná – R. Cândido Lopes, 133 – Centro
Horário: 19h
Local: Graciosa Country Club (para convidados) – Av. Munhoz da Rocha, 1146 – Cabral
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
[instagfram-feed]