Fórum + 40 O Futuro das Cidades encerra as comemorações dos 40 anos da Baggio Schiavon Arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Os arquitetos Flavio Schiavon (à esq.) e Manuel Baggio (Foto: Divulgação)

O escritório Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) fecha as comemorações dos seus 40 anos com a realização de um Fórum, nesta quinta-feira (31), reunindo nomes como Emanuel Pimenta, Iza Dezon, Pedro Jacobi, Christian Ullman, Guto Requena e Gustavo Taniguchi. A mediação de cada painel será conduzida por Rodrigo Fornos da TV Educativa.

O evento, gratuito e aberto ao público, será no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, e foi organizado pela BSA e por Consuelo Cornelsen, responsável pela curadoria de toda a programação que inclui a exposição na sala de vidro do museu e lançamento da obra Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura. Não será necessário fazer inscrição prévia, pois o acesso ao Auditório Poty Lazarotto será liberado por ordem de chegada até o limite do espaço do Museu.

Confira detalhes da programação:

17h30 – portas abertas;

18h – recepção e abertura por Flávio Schiavon;

18h15 – Arquitetura Extraterrestre – Emmanuel Pimenta – Via Zoom

Arquiteto e urbanista. Preside o Comitê Técnico de Arquitetura Espacial do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica. Desenvolveu diversos projetos experimentais no Brasil e na Suíça na área de arquitetura espacial. Dentre os novos desafios da arquitetura para o futuro, ele aponta o de vencer a diferença ou falta de gravidade. No evento, Pimenta tratará da arquitetura extraterrestre e suas contribuições na transformação da relação do homem com o conhecimento e para o surgimento de novas tecnologias. “Para conquistar o espaço não é preciso apenas lidar com a falta de gravidade, é necessário que se crie materiais resistentes, que se construa um ambiente propício para a vida, o que inclui, por exemplo, exercícios apropriados para evitar a atrofia dos músculos, alimentos especiais e tecnologia para controle da radiação”, ressalta.

18h45 – Mudanças Climáticas e Meio Ambiente – Iza Dezon (FAAP-IED)

Ministra cursos na FAAP e IED. Especialista em tendências, sócia-fundadora da DEZON consultoria estratégica criativa e colaborativa, que analisa tendências de comportamento, moda, beleza e design com foco em produto, comunicação, inovação e projeção de futuro. Integrou a PeclersParis, na França, onde trabalhou no departamento de Research and Future Insight(s), com foco em pesquisa e redação de tendências socioculturais. Em 2015, ao retornar para o Brasil, ela abriu a filial da PeclersParis na América Latina. Sua palestra irá focar nas mudanças climáticas e a chamada Revolução Jovem, especialmente da Geração Z, que está mais disposta a pagar um valor maior por produtos sustentáveis.

19h15 – Painel CEBRACE

19h30 – Emergências Climáticas – Pedro Jacobi (IEA-USP) – Via Zoom

Professor do IEE e presidente do Conselho América do Sul do ICLEI -Governos Locais pela Sustentabilidade. Ele vai tratar das consequências das ações humanas que já estão sendo sentidas pelas pessoas em escala global no intervalo de 20 anos, onde a situação saiu da “variabilidade” para “mudança”, e de “mudança” para “emergência climática”. Também aprofundará a necessidade de que todas as áreas do conhecimento humano devem ser envolvidas nessa discussão.

20h – Painel SCHÜCO

20h15 – Design para inovação social – Christian Ullman (IED Brasil)
Professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico, coordenador de projetos do Centro de Inovação IED Brasil e sócio-diretor da empresa iT Projetos. Trará para o fórum uma discussão sobre economia circular, a formação dos designers e o papel desses profissionais na construção de um mundo mais verde.

20h45 – Painel ROCA

21h – Tecnologia de Ruptura – Guto Requena

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela USP e fundador do estúdio Guto Requena. Roteiriza e apresenta séries para TV, web e cinema, além de ser colunista de design e palestrante. Ele vai falar sobre o desejo inerente e permanente de ruptura com o uso de novas tecnologias para investigar design e tecnologias digitais, estimulando a empatia e o coletivo.

21h30 – Painel IDEALLY

21h45 – Desenho Urbano – Gustavo Taniguchi

Engenheiro civil e mestre em Gestão Urbana. É sócio-diretor da URBTEC TM – Engenharia, Consultoria e Planejamento. Na palestra, ele irá compartilhar sua experiência em transporte e planejamento urbano, bem como sua visão para o futuro do desenho urbano.

22h15 – encerramento

22h30 – fechamento das portas

Serviço:

Fórum + 40 O Futuro das Cidades

Data: 31 de março, a partir das 19h;

Local: Auditório Poty Lazzarotto (MON);

Entrada gratuita. O acesso será liberado por ordem de chegada até o limite do espaço, dispensando inscrição prévia.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.