Com uma meia de cada cor, no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, Francis Ford Coppola recebeu no início da tarde de hoje (31) a mais alta honraria do Paraná. A Ordem Estadual do Pinheiro foi entregue pelo vice-governador Darci Piana. Tendo ao fundo o grandioso quadro de Theodoro de Bona, o diretor da trilogia “O Poderoso Chefão” e do épico filme “Apocalipse Now”, cumpriu o segundo compromisso oficial em Curitiba. A cidade serviu de inspiração para o roteiro do novo longa do cineasta americano “Megalópolis”, que estreia nesta quinta-feira nos cinemas brasileiros. “De todas as coisas extraordinárias que aconteceram comigo nos meus 85 anos de vida, nada é mais maravilhoso quando você visita um lugar e vê criatividade ajudando as pessoas. Eu vi em Curitiba esses brotos de criatividade crescendo para tentar tornar a vida das pessoas melhor. E por isso, eu tenho que agradecer”, afirmou Coppola.
Em 2003, o diretor passou algumas semanas em Curitiba. Aqui, conheceu o ex- prefeito da cidade e, na época, governador do estado Jaime Lerner. Para Coppola, o trabalho do arquiteto e urbanista foi visionário.“Ele adotou soluções com criatividade. Não somente ele, seus colegas e sua equipe. Em Curitiba fiz amigos e parceiros. Inclusive é daqui o meu parceiro no hotel que tenho na Argentina”, disse referindo-se ao empresário Alceu Vezozzo Filho, seu sócio no hotel boutique Be Jardín Escondido by Coppola, em Buenos Aires.
“Curitiba está na vida dele. Ele comentou que a cidade mudou, mas as pessoas continuam sendo cordiais. É uma honra ter esta estrela mundial nos visitando “disse Darci Piana. No evento Coppola também soube detalhes da Pr Film Comission, programa estadual fundado em 2023 que busca atrair produções audiovisuais para o Paraná. Quem fez a apresentação sobre o programa foi o secretário-executivo da PrFilm Comission, Luiz Gustavo Vilela. “Nossa ideia é abrir o estado. Se alguém quiser gravar no Palácio Iguaçu, por exemplo, nós iremos trabalhar para que isso aconteça. Isso vale para os museus, os equipamentos do estado ou o DER para fechar as estradas. Também fazemos a ponte entre o cinema e os municípios paranaenses. Não faz sentido que as prefeituras pequenas, que não têm estrutura, façam isso sozinhas. Fizemos isso em Ribeirão Claro”. A cidade do norte recebeu, por dois meses, centenas de pessoas da equipe de “Rumor”, longa da diretora Joana Nim que ainda será lançado.