Galeria Zilda Fraletti promove exposição com obras de Tomie Ohtake que já pertenceram a colecionadores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Galeria Zilda Fraletti promove exposição com obras de Tomie Ohtake que já pertenceram a colecionadores
Zilda Fraletti e seu sócio Carlos Cavet. (Foto: Divulgação)

Os admiradores de Tomie Ohtake terão a oportunidade de ver e adquirir algumas obras da artista que pertencem a colecionadores particulares. Elas estarão em exposição a partir desta quinta-feira (06) na Zilda Fraletti Galeria de Arte. O vernissage da mostra, exclusivo para convidados, ocorre das 19h às 22h no Design Center, no Batel. Tomie, conhecida como dama do abstracionismo, falecida aos 101 anos em 2015, sempre foi destaque na cena artística brasileira e rara unanimidade no universo das artes. Agora, seus trabalhos poderão ser vistos por admiradores do Paraná. A exposição é uma parceria com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo.

Para Zilda Fraletti, que trabalhou e conviveu com Tomie em meados da década de 1980 em São Paulo, a oportunidade de realizar a exposição em Curitiba carrega o sentimento de afeto que estabeleceu com a artista nascida no Japão e que imigrou ainda criança com os pais para o Brasil. “Tivemos uma relação muito próxima. Inclusive, as gravuras que tenho assinadas por ela em minha coleção foram escolhidas pela própria Tomie”, diz a galerista.

Obras que fazem parte da exposição Tomie Ohtake. (Fotos: Divulgação)

De acordo com Carlos Cavet, sócio de Zilda, o público terá a oportunidade de conferir cerca de 13 obras que exalam a potência poética de Tomie, cujos trabalhos são reconhecidos pela articulação de tons contrastantes e cores exuberantes. “As pinturas que apresentaremos são oriundas do mercado secundário. Ou seja, já fizeram parte do acervo de outros colecionadores”, explica Cavet.

Tomie em Curitiba

A artista formou extenso currículo com participação em mais de 500 exposições, 20 bienais internacionais e obras em mais de 25 instituições ao redor do mundo. Também contabiliza cerca de 30 obras públicas em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba – a capital paranaense possui duas esculturas da artista, uma delas localizada próximo ao Memorial da Imigração Japonesa, na Praça do Japão, e outra na área externa do Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão, que celebrou o centenário da amizade entre Brasil e Japão.

Desde 2012, Tomie produziu apenas monocromos, todos coloridos, como o amarelo, vermelho e azul. No entanto, no seu último ano de produção concebeu cerca de 30 pinturas, todas brancas, também notadas por sua materialidade diferente, com camadas mais grossas de tinta que fazem relevos.

SERVIÇO:

“Tomie Ohtake”
Galeria Zilda Fraletti
Endereço: Avenida do Batel, 1750, Design Center (lojas 07, 08, 10 e 12)
Abertura: 06 de outubro de 2022 (evento exclusivo para convidados)
Abertura para o público: 07 de outubro até 05 de novembro de 2022
Mais informações: (41) 999164-2882

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.