Gastronomia peruana fica mais acessível com nova rota ligando os aeroportos internacionais de Curitiba e de Lima

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
la mar cabicheria
Os pratos do La Mar Cabicheria são feitos com ingredientes de diferentes regiões de Lima. (Foto: Divulgação)

Com o início dos voos entre Curitiba e Lima vai ficar mais fácil conhecer os premiados restaurantes da capital peruana. As rotas internacionais e sem escalas, a partir de 28 de outubro, irão ligar os Aeroportos Internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o Jorge Chávez, em Lima.

Mundialmente conhecida como a Capital Gastronômica da América Latina, Lima está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, de acordo com o Prêmio World Travel Awards, que promove o desenvolvimento do setor global de viagens e turismo. 

Isolina Taberna Peruana, Astrid & Gastón e Central são apenas algumas das opções de restaurantes que não podem faltar na lista de quem deseja conhecer a culinária peruana.

central
O restaurante Central oferece menu degustação composto por 14 etapas. (Foto: Divulgação)

Entre os pratos típicos estão o ceviche (marinada preparada com peixe e frutos do mar), iguaria que, além de ser famosa no mundo, se tornou patrimônio cultural do Peru; o Ají de Gallina (ensopado de frango) e o Lomo Saltado (refogado que combina tiras de carne, tomate e cebola), também são pratos que merecem destaque.

E para ajudar o viajante a fazer seu roteiro gastronômico, o Portal Grands por Bessa destaca alguns dos principais restaurantes de Lima como o Central, do chef Virgílio Martinez. Classificado como o melhor da América Latina e do mundo pelo ranking “50 Best”, o local possui um menu degustação “Mundo Mater” que oferece uma experiência com 14 etapas, onde cada prato representa uma altitude, indo de 15 metros abaixo do nível do mar a 4.200 metros acima.

Outro destaque é o Nikkei Maido, comandado pelo chef Micha, que combina harmoniosamente as cozinhas peruana e japonesa, resultando em um menu criativo e sofisticado. Foi eleito o número um da lista “Latin America’s 50 Best” em 2023. Os menus variam entre R$ 1.010,00 até mais de R$ 2 mil por pessoa, dependendo da opção e harmonização escolhida.

huaca pucllana
O Huaca Pucllana é especializado em receitas que unem peixes ou frutos do mar com vegetais. (Foto: Divulgação)

O Astrid & Gastón, inaugurado em 1994 em uma antiga casa em Miraflores, pelo chef Gastón Acurio e pela chef e confeiteira alemã Astrid Gustsche, é reconhecido internacionalmente por contribuir na divulgação da culinária peruana e unir a história e a criatividade.

Já o La Mar Cabicheria conta com um cardápio regional que utiliza os insumos de várias partes do país. O espaço tem uma atmosfera descontraída e o chef sempre sugere pratos que podem ser compartilhados entre amigos.

O Huaca Pucllana, dos chefs Marilú Madueno e Andrea Massaro, oferece um cardápio composto por peixes, frutos do mar e vegetais, que resultam em pratos como texturas leves e explosões de sabores. Também é possível encontrar pratos típicos como Lomo Saltado, Ají de Gallina, Arroz com pato confitado e Chupe de Camarones.

Outras opções que não podem ficar fora do roteiro são o El Chinito Sanguchería, especializado em sanduíches variados; La Paisana, que oferece comidas típicas do norte do Peru, e o Isolina Taberna Peruana do chef Jose Del Castilo que tem como inspiração as receitas de família. 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.