Gibiteca de Curitiba realiza exposição inédita com obras de artistas autistas de várias partes do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Exposição inédita na Gibiteca mostra o autismo visto por artistas autistas
Exposição na Gibiteca terá 27 obras de artistas autistas. (Foto: Cido Marques)

O tema autismo está presente em 27 obras de arte, entre pinturas, fotografias, ilustrações, objetos, instalações, música e poesia, expostas a partir de sexta-feira (01) na Gibiteca de Curitiba. A programação pode ser visitada até setembro próximo. Todos os trabalhos foram produzidos por artistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de vários estados do Brasil. Nas obras, eles apresentam suas visões representativas do que é o autismo.

Esta é a primeira exposição em Curitiba a reunir trabalhos de artistas autistas tendo o próprio autismo com tema. De acordo com Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba, o diferencial desta mostra é justamente possibilitar que o tema seja apresentado e debatido por pessoas que estão no espectro. “Todas as obras são de pessoas autistas que expressam seus pontos de vista sobre o autismo”, explica Fúlvio.

Na abertura, haverá um bate-papo as 19h sobre o tema “A expressão do autismo através da arte”, mediado por Fernanda Santana, secretária-geral da Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa Autista (Abraça). O bate-papo terá a participação de Celina Pacheco, designer e ilustradora; Vanderlei Silveira, artista e professor; Polyana Sá, cantora; Fernanda Primo, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba; e Fúlvio Pacheco, quadrinista, coordenador da Gibiteca e coordenador da Abraça-PR.

A exposição

O autismo por artistas autistas e o debate foram organizados pelo núcleo paranaense da Abraça em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Comunicação Social e Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. O debate será transmitido pelo perfil da Abraça no Youtube. A exposição conta com participantes do Paraná, de São Paulo, Minas Gerais, do Distrito Federal, de Sergipe, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO:

Exposição A (u) rtista
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533
Data e horário: de 1º de julho (abertura às 19h) a 4 de setembro de 2022.
De terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 12h às 18h
Gratuito

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.