Governo do estado lança edital para projeto da ponte de Guaratuba

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Da Redação

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A travessia do trecho entre Matinhos e Guaratuba atualmente é feita apenas pelo ferry-boat há mais de 50 anos. (Foto: Divulgação/Arnaldo Alves)

A tão falada e sonhada ponte sobre a Baía de Guaratuba pode estar começando a sair do papel. O governo do estado anunciou nesta sexta-feira (10) que lançou o edital de licitação para escolher o consórcio de empresas responsáveis por dar continuidade aos estudos ambientais e executar o projeto de engenharia da obra, que terá 800 metros de extensão. As empresas têm até 3 de agosto para encaminhar suas propostas ao DER do Paraná. A sessão de abertura dos envelopes está agendada para às 14h do dia seguinte, com transmissão pela internet. O edital está disponível desde 3 de junho.

Após todas as fases do processo licitatório, que é revisado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), a empresa vencedora será anunciada no Diário Oficial. A partir da data da emissão da Ordem de Serviços, o prazo estimado para a elaboração dos estudos e projetos é de 14 meses. Todas as informações sobre a licitação podem ser consultadas no portal Compras Paraná.

A travessia do trecho entre Matinhos e Guaratuba atualmente é feita apenas pelo ferry-boat há mais de 50 anos. Desde 1996, o transporte coletivo aquaviário de veículos no trecho é feito pela concessionária Travessia de Guaratuba. Os novos estudos e projetos são necessários para consolidar as soluções já propostas nos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Eles visam adequar os serviços operacionais e as condições de segurança da via às necessidades de tráfego, além de dar atenção à recuperação e preservação das condições ambientais da região durante e após a conclusão das obras. O valor do contrato está inicialmente orçado em pouco mais de R$ 12,7 milhões.

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De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do estado, Sandro Alex, esse edital foi enviado para uma Lista Curta, composta por seis consórcios de empresas, que foram avaliadas como aptas para participar da nova etapa. “Essa fase consiste na elaboração dos estudos de impactos ambientais e demais projetos de engenharia, que incluem Anteprojeto, Projeto Básico e Projeto Executivo”, disse Alex. Segundo ele, e mais um passo para a construção da ponte, que chegou a constar da Constituição do Paraná aprovada em 1989 pela Assembleia Legislativa do estado.

O diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, salientou que a ideia da construção da ponte é antiga, mas que o projeto tem avançado bastante graças à atual gestão estadual. “Trata-se de um empreendimento ambicioso, mas que temos tratado como prioritário entre nossos investimentos em infraestrutura”, disse. Com a finalização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, no ano passado, foram propostas algumas alternativas para o traçado da ponte, que deve iniciar na região da Prainha, no lado Norte da travessia, e terminar no lado Sul, na Praia de Caieiras, no perímetro urbano de Guaratuba. O traçado deverá ser definido com base na alternativa que cause menos impacto ambiental, o que pode incluir, por exemplo, a construção de um túnel no trecho final, na área próxima às instalações de manutenção do ferry-boat.

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O valor do contrato está inicialmente orçado em pouco mais de R$ 12,7 milhões. (Foto: Divulgação)

A opção por contratar um consórcio de empresas único para a elaboração dos estudos ambientais e dos projetos de engenharia tem por objetivo o entrosamento entre as equipes de meio ambiente e de projeto a fim de obter a melhor solução, tanto do ponto de vista ambiental, quanto técnico e econômico, informa o DER. Na fase de Anteprojeto, o primeiro passo é elaborar os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e os Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), bem como avaliar os custos de cada solução de traçado proposto nos EVTEA. Com base nisso, a alternativa de traçado será escolhida e então serão detalhadas todas as disciplinas no Projeto Básico e posteriormente no Projeto Executivo.

Parceria

O edital para realização dos novos estudos ambientais e projetos está incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Entre recursos do governo e da instituição internacional, o acordo prevê o investimento de mais de R$ 1,7 bilhão em projetos e obras de infraestrutura no estado. Esse montante é gerido pelo DER.

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O traçado deverá ser definido com base na alternativa que cause menos impacto ambiental, o que pode incluir, por exemplo, a construção de um túnel no trecho final, na área próxima às instalações de manutenção do ferry-boat. (Foto: Divulgação)

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