Da Redação
O governo do estado encaminhou nesta quarta-feira (09) um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara durante a pandemia. O texto também revoga a lei, de 28 de abril de 2020, que impõe o uso obrigatório da máscara no Paraná.
Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria de Estado da Saúde. A proposta agora será encaminhada internamente pelos deputados estaduais e depois será sancionada. Somente após esse trâmite a Sesa definirá os detalhes sobre o uso da máscara. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual.
“Há algum tempo que a Secretaria da Saúde trabalha em cima desse assunto. Tínhamos a preocupação de que houvesse um aumento muito grande de casos no pós-carnaval, mas isso não aconteceu, o que nos permite começar a se libertar da máscara”, afirmou o governador Ratinho Jr.
LEIA TAMBÉM:
- Associação de Bares e Casas Noturnas propõe fim da bandeira amarela; medida permitiria retorno de 100% dos estabelecimentos
- Sem lances, leilão da sede social do Paraná Clube vai para segunda etapa com 60% do valor inicial
A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação (mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa) e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: