Governo lança edital de construção da Ponte de Guaratuba; prazo previsto para conclusão é de 32 meses

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Governo lança edital de construção da Ponte de Guaratuba com previsão de prazo para conclusão de 32 meses
Imagem ilustrativa da nova Ponte de Guaratuba que terá comprimento de 1.244 metros, com quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovia. (Divulgação)

Nesta sexta-feira (01), o governo do estado lançou o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da ponte de Guaratuba que inclui também os acessos entre o município e a cidade de Matinhos. Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá uma seção estaiada de 320 metros, que vai permitir a navegação pela baía. Esta é a segunda grande obra no Litoral, junto com a engorda da praia de Matinhos.

A nova ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia em ambos os lados e guarda-corpo nas extremidades. O anteprojeto da obra prevê que a ponte será composta por três sistemas estruturais diferentes, sendo que 320 metros serão de ponte estaiada sustentada por cabos de aço em sentidos opostos, e sob a qual será realizada a navegação para acessar a baía.

A obra também inclui intervenções nas vias de acesso. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.

Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry-boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão. Com a nova ponte, os veículos não vão mais depender exclusivamente do ferry-boat e o tempo de travessia deve reduzir dos mais de 30 minutos atuais, em média, para apenas dois minutos. No caso de caminhões que transportam cargas pesadas, haverá restrição de circulação pelo acesso.

Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros. O prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.

Meia ambiente

A obra da ponte de Guaratuba conta com um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica e Ambiental (EVTEA) concluído em 2019, e com um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) 65% executado, com estudo preliminar já entregue. O estudo definitivo será encaminhado nos próximos meses ao Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), para indicações e complementações. É o último passo para o pedido da Licença Prévia (LP).

Edital

Empresas e consórcios de empresas interessadas devem registrar suas propostas no ambiente de compras eletrônicas do Banco do Brasil, o portal www.licitacoes-e.com.br, até as 14h do dia 28 de setembro, com a sessão de disputa de lances sendo realizada meia hora depois, às 14h30, onde as participantes oferecem valores cada vez menores para executar o contrato. Elas terão acesso ao edital e seus anexos, incluindo o anteprojeto.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.