Da Redação
O decreto que estende até o fim do mês a restrição de circulação e o distanciamento social foi assinado nesta quarta-feira (10). O chamado toque de recolher está em vigor desde o início de dezembro de 2020 para conter a propagação do coronavírus e foi prorrogado até 28 de fevereiro. É a quinta vez que o governo adota medidas mais restritivas por conta da situação da pandemia e resposta do sistema de saúde do Paraná.
De acordo com o texto, será mantida a limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno, o chamado “toque de recolher”, das 23 horas às 5 horas. Apenas serviços essenciais ficam liberados da restrição. Também permanece a proibição, nesse mesmo horário, da comercialização e do consumo, em vias e espaços públicos, de bebidas alcoólicas.
LEIA TAMBÉM:
- Segundo ranking, Curitiba é a melhor capital do país para se viver
- Muito prejudicado pela pandemia, setor de bares e casas noturnas prepara protesto em Curitiba e cidades do interior
Continuam proibidos eventos presenciais e confraternizações que causem aglomeração, com grupos de mais de 25 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in. Já as atividades religiosas de qualquer natureza deverão observar as regras e exigências fixadas pela secretaria de saúde.
A fiscalização do cumprimento das medidas é de responsabilidade da secretaria de saúde, por meio da vigilância sanitária, e da secretaria de estado da segurança pública, por meio da polícia militar, em cooperação com as guardas municipais.
O decreto entra em vigor nesta quinta-feira (11). As medidas poderão ser prorrogadas de acordo com o cenário epidemiológico da Covid-19, que avalia a taxa de reprodução do vírus e a capacidade de leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes infectados.
Confira o decreto 6828
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: