Da Redação
Velho problema de Curitiba, as calçadas entraram na mira da prefeitura. O prefeito Rafael Greca autorizou na tarde desta terça-feira (21) o início das obras de requalificação de calçadas da primeira etapa do projeto Caminhar Melhor, que integra o Programa de Mobilidade Urbana previsto no Plano de Governo para 2021/2024. Serão contempladas nesta fase nove ruas com obras de revitalização e acessibilidade das calçadas que somam mais de cinco mil metros de extensão, com investimentos de R$ 9,5 milhões. As obras terão início em janeiro de 2022.
“É um projeto muito bonito que vai melhorar a urbanidade e a urbanização das áreas centrais de Curitiba. As novas calçadas serão pisos amigáveis, de concreto alisado, paralelos a pisos tradicionais recuperados. Fica como se houvesse uma passadeira no meio da rua”, disse Greca ao assinar as ordens de serviço.
As ruas incluídas no projeto são centros comerciais e de grande circulação de pessoas. As obras já foram licitadas e os trabalhos terão início em janeiro para não atrapalhar o comércio no período do Natal.
O projeto Caminhar Melhor é uma intervenção urbana que cobre toda a cidade, do centro aos bairros mais distantes. Nesta etapa serão alcançadas as ruas Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira); João Parolin (Prado Velho); Cândido Lopes e na continuidade a Alameda Dr. Carlos de Carvalho (Centro); Avenida do Batel, incluindo os trechos denominados Benjamin Lins e Rua Gonçalves Dias (Batel); Rua Bley Zornig (Boqueirão); Rua Kellers (São Francisco); Rua Dr. Goulin (Juvevê); Rua Francisco Alves Guimarães (Cristo Rei) e Rua Eduardo Afonso Nadolny (CIC).
Ao todo, o projeto vai destinar R$ 40 milhões em investimentos em melhorias e novas estruturas cicloviárias e de calçadas com vistas à intermodalidade do transporte e para favorecer os deslocamentos a pé na cidade. Os recursos são do Finisa, Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal.
LEIA TAMBÉM:
- Aos 60 anos, Dotti Advogados atualiza marca com designer premiado em Cannes
- Carnaval 2022 em Curitiba será celebrado em ambientes virtuais com transmissão pelas redes sociais
Estão previstos 100 km de calçadas acessíveis na cidade e 50 km de estrutura cicloviária. Desenvolvido pelo Ippuc, o projeto será executado em quatro etapas, com as obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
“Várias ruas vão receber esse trabalho de requalificação e implantação de calçadas para assegurar boas condições de uso e com isso incentivar as caminhadas, fomentar o comércio local e o convívio entre moradores e comerciantes”, explica o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Segunda etapa
Neste primeiro lote, além de novas calçadas e paisagismo, os projetos incluem outros trabalhos, de acordo com a especificidade de cada rua. Em algumas haverá serviços de drenagem, sinalização, pavimentação em alguns trechos e iluminação. Uma segunda etapa de obras está prevista para ser lançada em fevereiro.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
1 comentário em “Greca autoriza obras de revitalização e acessibilidade em calçadas de Curitiba”
Pingback: Greca autoriza obras de revitalização em calçadas de Curitiba -