Grupo RIC lança nova marca e se posiciona como o maior conglomerado multimídia do Paraná

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Da Redação

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O presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, anuncia investimentos, entre eles, o RIC Lab e a Quintal Venture, braços de inovação da empresa. (Foto: Antônio More)

Uma ampla campanha publicitária em todo o estado do Paraná e em veículos de abrangência nacional vem apresentando a nova marca do Grupo RIC e posiciona a empresa como “o maior grupo multimídia do Paraná”. Um dos líderes na Região Sul do Brasil na entrega crossmedia e vice-líder em audiência entre as emissoras de TV do Paraná, o grupo é o maior afiliado da Rede Record de Televisão e da Rádio Jovem Pan no país, somando 190 milhões de impactos por mês na sua audiência.

A campanha de lançamento vai se desdobrar nos próximos três meses, com o tema “Vem que o futuro chama você”. A mensagem a ser transmitida é a de que o futuro já chegou, resultado da vanguarda que o grupo assumiu no estado como produtor de conteúdo hiperlocal de alta qualidade. São 1.560 horas de produção própria de informação e entretenimento, a cada mês, distribuídas para todos os públicos em todas as plataformas – TV, rádio, digital (portais e redes sociais) e impresso.

“Temos qualidade, proximidade e respeito pelas pessoas. Além disso, somos grandes contadores de histórias e geradores de experiências. Nós interagimos, olhamos, escutamos e aprendemos o tempo todo com a audiência. Nós criamos coisas juntos. Somos gente. Somos acolhedores. Gente trabalhando por gente”, diz o manifesto de apresentação da nova identidade visual, que foi desenvolvida pela Leg´s Consultoria.

Humanização da marca

Evolução e liderança se materializaram no novo símbolo. Com tipografia vibrante e moderna, a nova marca tem na letra “i” da sigla RIC (Rede Independência de Comunicação) a representação estilizada do componente humano. Na mesma sintonia, a campanha homenageia as pessoas e valoriza os diferentes sotaques regionais da população paranaense.

A campanha usará a própria estratégia crossmedia do Grupo RIC, fazendo um mix de marketing de canais e de mensagens em TV, rádio, impresso e redes sociais. E também usará espaços em mobiliário urbano, com mídia OOH, digital e em aeroportos do estado. A estratégia digital, desenvolvida pela Agência 110, vai contemplar ações no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e mídia programática.

Concebida para estreitar a proximidade do grupo com o público paranaense, a campanha mostra que a própria RIC é fruto de um chamado. “Um pai que chamou o filho para fazer o futuro. Eles chamaram outros apaixonados por comunicação e formaram o grupo que não parou mais de crescer”, diz o estudo desenvolvido ao longo de vários meses, envolvendo todas as áreas da empresa que somam mais de 600 funcionários, incluindo 150 jornalistas.

O pai mencionado no texto é o empresário Mário Petrelli, falecido há um ano, que chamou o filho Leonardo para fundar o que hoje é o Grupo RIC. Em 1987, os dois iniciaram empreendendo no rádio e hoje Leonardo é o presidente do grupo, à frente de uma estrutura que fala mensalmente com cinco milhões de telespectadores; 1,6 milhão no rádio; 3,6 milhões no portal RIC Mais, além de dois milhões de inscritos nos canais do Youtube e outros dois milhões de seguidores no Facebook e no Instagram.

O filme de 60 segundos, assinado pela produtora Deiró Moving Ideas, de Curitiba, foi ao ar pela primeira vez no intervalo do programa Domingo Espetacular, da RecordTV, neste domingo. O jingle destaca a conexão com os paranaenses e foi composto pelo artista curitibano Gabriel Zoldan. Já na segunda fase da campanha será revelado como essa história começou. “No começo era o rádio. Que chamou a TV. Que chamou o digital que chamou o impresso. O telespectador chamou o ouvinte. Que chamou o leitor. Que chamou o usuário. A dona de casa chamou o empresário, que chamou o influencer. Que chamou o anunciante. O pop chamou o luxo. O Paraná chamou o mundo. E assim, de chamado em chamado, o Grupo RIC se tornou o maior grupo multimídia do Paraná. Grupo RIC. Vem que o futuro chama você”.

“Falamos diariamente em todas as plataformas com públicos multiusuários e multi sociais, de todas as faixas, sobre o que acontece no bairro, na cidade, no estado, no país, e que é relevante para o cotidiano dos paranaenses. Somos multimídia e, juntos, nossos veículos nos tornam mais fortes. Isso nos permite entregar resultados de grande valor para as marcas, com planos de mídia assertivos, com complementaridade de audiências. Queremos ser sempre a referência e a preferência daquilo que é local, e que a audiência nos perceba como fonte de consulta do que acontece no Paraná, pois somos especialistas na produção de conteúdo regional”, diz o presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

Nova fase de investimentos

A identidade visual renovada e o posicionamento marcam a nova fase de desenvolvimento do Grupo RIC. Depois de aplicar R$ 30 milhões na transformação do parque analógico das suas rádios e emissoras de TV para o digital, em 2022 teve início uma nova rodada de investimentos, no valor de R$ 20 milhões, para fazer avançar o projeto RICtech, cujo objetivo é tornar-se uma empresa de tecnologia de mídia.

A meta de crescimento para este ano é de 25%. O cálculo leva em conta a chegada de novos veículos – duas rádios Jovem Pan News, em Curitiba e em Londrina, foram inauguradas no primeiro trimestre, e mais uma está prestes a entrar no ar em Maringá. E também está ligada à criação de novas unidades de negócios.

As novas unidades de negócio ampliam a atuação do grupo e fortalecem sua presença no mundo digital, com o crescimento da audiência nas redes sociais. O RIC Lab vai liderar a inovação dentro da empresa, como um braço de produção de audiovisual em um estúdio moderno e dedicado a prestar serviços para o mercado, assim como em outras locações, para alcançar novos públicos por meio de parcerias.

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O RIC Podcast – que já lançou programas de sucesso sobre saúde, empreendedorismo e dramaturgia – permite criar equipes customizadas para cada programa, criando desde o conteúdo até a melhor estratégia de distribuição para que o cliente garanta audiência. Com formato também em vídeo, ele pode ser produzido dentro da estrutura de rádio da RIC ou in company. Já o RIC Play será uma plataforma de OTT, reunindo toda a produção do Grupo RIC em um ambiente único para consumo.

Outras marcas já consolidadas foram reestruturadas. Com o RIC Rural Hub, o tradicional programa jornalístico de TV dedicado ao agronegócio ganha nova escala, incorporando outros serviços do universo agro para ampliar sua escala e entregar conteúdo em rádio, impresso e digital. A Spark, plataforma de marketing de influência, ampliou a equipe comercial e de social branded. Com isso, as campanhas dos anunciantes ganham curadoria especial também para performar no mercado de influenciadores. Além disso, a unidade passa a agenciar o trabalho de todos os influenciadores do grupo.

As novidades contemplam ainda o lançamento da Joy Eventos, focada na produção de eventos e shows, e da Quintal Ventures, unidade criada pelo grupo que vai investir R$ 2 milhões na aceleração de startups em 2022.

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