Grupos comunitários de Curitiba retomam as encenações da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Grupos de teatro comunitários de Curitiba retomam as encenações da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa
Serão seis apresentações gratuitas no bairros Sítio Cercado, Bairro Alto, Abranches, Alto Boqueirão, Xaxim e Pinheirinho. (Foto: Divulgação)

Grupos de teatro comunitários de Curitiba voltam a encenar a Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa deste ano, no próximo dia 7 de abril. As últimas apresentações haviam acontecido em 2019 e ficaram suspensas de 2020 a 2022, em decorrência da pandemia da Covid-19. Serão seis encenações gratuitas, realizadas ao ar livre quase simultaneamente nos bairros Sítio Cercado, Bairro Alto, Abranches, Alto Boqueirão, Xaxim e Pinheirinho.

Os realizadores têm tradição na apresentação dos espetáculos baseados em cenas bíblicas que contam a história de Jesus, desde o nascimento até a morte e ressurreição. As montagens envolvem os moradores das comunidades dos respectivos bairros, e não apenas como atores amadores e figurantes, mas como voluntários na produção de cenários e figurinos. A Fundação Cultural de Curitiba apoia as inciativas fornecendo infraestrutura de palco, som e iluminação.

Um dos mais antigos é o Grupo Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo, do Alto Boqueirão, que tem mais de 30 anos de trajetória. Formado por jovens da comunidade, pessoas de diversas profissões, o coletivo desenvolve um trabalho permanente com ações voltadas ao crescimento pessoal e espiritual por meio das artes cênicas e da dança.

Outro grupo experiente é o Arte e Vida, que promove a encenação no Sítio Cercado desde 2000. São pelo menos 200 atores e figurantes em um espetáculo que atrai milhares de pessoas na praça em frente à Rua da Cidadania Bairro Novo. O Êxodus representa a comunidade do Abranches e Barreirinha, e também atua há mais de 20 anos. Já o Amor em Cena, da região do bairro Xaxim, tem como proposta evangelizar através da arte, com cada encenação contando a história da crucificação sob um enfoque diferente.

Grupo de Teatro da Paróquia Maria Mãe da Igreja, o Adorarte leva o espetáculo para o Centro Cultural Vilinha do Bairro Alto, onde a encenação é feita desde 2012. A equipe tem aproximadamente 150 voluntários, membros da comunidade. No Pinheirinho, a atração é o grupo Cena Viva, que apresenta o auto da Paixão no Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Confira os endereços e horários das encenações, nesta sexta-feira (7):

Grupo de Teatro Arte e Vida
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado)
Horário: 20h

Grupo Êxodus
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani (Rua Santa Gema Galgani, 77 – Barreirinha)
Horário: 18h

Adorarte – Grupo de Teatro da Paróquia Maria Mãe da Igreja
Local: Centro Cultural Vilinha (Rua Marco Pólo, 1.560 – Bairro Alto)
Horário: 20h

Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo
Local: Praça Recanto dos Eucaliptos (Rua Pastor Antonio Polito, 2.200 – Alto Boqueirão)
Horário: 19h

Grupo de Teatro Amor em Cena
Local: Santuário São Francisco de Assis (Rua Francisco Derosso, 715 – Xaxim)
Horário: 20h

Cena Viva
Local: Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração (Rua Nicola Pellanda, 545 – Pinheirinho)
Horário: 19h

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.