Da Redação
Serão entregues nos próximos dias as primeiras câmeras de corpo (body cams) a ser utilizadas por guardas municipais de Curitiba. A fase inicial de testes contará com seis equipamentos, além de duas câmeras que serão acopladas nas viaturas, com necessidade de identificação facial para colocação e retirada do dispositivo.
Os equipamentos foram recebidos nesta terça-feira (26) pelo prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado do vice Eduardo Pimentel e do secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel, além de Alexandre Amorim, do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que abriga o projeto de monitoramento Muralha Digital.
Ao todo, serão distribuídos, nos próximos meses, 675 dispositivos para uso nas ações de segurança desenvolvidas pela Guarda Municipal. São 515 body cams e 160 câmeras veiculares (80 internas e 80 externas). “São câmeras para serem colocadas nos coletes dos guardas municipais em busca de respeito absoluto aos direitos humanos nas ações de defesa social. Logo a GM será treinada e todas as ações de Defesa Social serão testemunhadas”, afirmou Greca.
LEIA TAMBÉM:
- Paraná recebe selo e título de embaixador do turismo seguro em relação à Covid-19
- Estaleiro paranaense lança barco inovador no São Paulo Boat Show
Muralha Digital
As câmeras são um novo passo no avanço do projeto Muralha Digital, que conta com um sistema de videomonitoramento e com um Centro de Comando e Controle (CCO). Já foram instaladas mais de 400 câmeras em locais estratégicos, como o Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em praças da região central, na Rodoviária e no Centro Cívico, além de escolas, que também contam com 185 botões do pânico.
A integração das imagens captadas por equipamentos de fiscalização eletrônica está em andamento. Até o fim da instalação, serão 804 faixas de trânsito monitoradas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: