O Hospital Cardiológico Costantini, referência nacional na cardiologia integrada e na hemodinâmica, comemora 26 anos e os quase três milhões de atendimentos. Com um corpo clínico composto por 150 médicos e cerca de 350 funcionários, o hospital está localizado no bairro Vila Izabel, em Curitiba.
Fundado pelo renomado cardiologista argentino Costantino Costantini, que realizou a primeira angioplastia da América Latina há mais de 40 anos, o hospital é referência em tratamentos avançados para doenças cardíacas e na cardiologia esportiva e já teve a estrutura usada inclusive por jogadores de futebol profissionais.
O prédio atual ocupa uma área de 12 mil m² e conta com uma academia onde podem ser feitos testes ergométricos com acompanhamento médico integrado a análises tecnológicas de aparelhos. Entusiasta do esporte, o médico decidiu promover a Caminhada do Coração, realizada tradicionalmente em setembro, que tem como objetivo incentivar a prática de exercícios e hábitos de vida saudáveis, reunindo milhares de participantes em um percurso de quatro quilômetros.
Desde 2005, a caminhada tem atraído uma média de 10 mil pessoas por edição. Outro evento promovido pelo hospital que tem destaque nacional é o Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista, o Cardiointerv, realizado anualmente desde 2000. O evento reúne cardiologistas do Brasil e de vários países que discutem as novidades científicas e tecnológicas no tratamento de doenças do coração em debates de casos ao vivo e mesas-redondas.