Da Redação
O Hospital Erasto Gaertner, principal instituição oncológica do Sul do país, completa 50 anos de fundação nesta quinta-feira (8). A data será comemorada com uma programação especial a partir das 9h. As atividades ocorrerão em frente à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer (Casa Rosa) e incluem atração musical, homenagem à família Gaertner, bênção da cápsula do tempo dos colaboradores e exibição de um vídeo com depoimentos de quem ajudou a escrever a história da instituição, inaugurada em 8 de dezembro de 1972.
À tarde, também será feita uma homenagem póstuma ao oncologista Luiz Antonio Negrão Dias, falecido em junho, aos 58 anos, em decorrência de um câncer. O centro cirúrgico do HEG receberá seu nome. Negrão Dias foi superintendente do hospital durante quatro anos, titular do Serviço de Cirurgia Abdominal e presidente da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC).
Do desafio de decifrar os enigmas da evolução do câncer às cirurgias robóticas e dos tratamentos de ponta, muita coisa mudou em meio século. Somente nos três primeiros trimestres de 2022, o hospital realizou 1,7 milhão de procedimentos para atendimento a pacientes.
Esse e outros dados atuais comprovam a importância do complexo para a população do Sul do país: mais de 290 leitos UTIs disponíveis; 24,7 mil pacientes inscritos; 117 mil consultas ambulatoriais; 14.607 internamentos; 358.372 pacientes atendidos e 8.529 cirurgias feitas, somando os trabalhos promovidos no próprio HEG, no Erastinho (hospital oncológico infantil), na Unidade Hospice e nas unidades de Paranaguá e Irati.
“É uma satisfação chegar a esse desempenho, que representa muito mais do que números. Tem algo muito mais forte envolvido nisso. Estamos falando também, e principalmente, de qualidade de vida, assistência humanizada e serviço qualificado para a população tanto do SUS quanto de convênios e particulares. Para se ter uma ideia, mais de 75% dessas demandas são para contemplar usuários originários do Sistema Único de Saúde”, ressalta o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.
Ele destaca ainda que os 50 anos do hospital são um feito que deve ser comemorado por todos que incentivam a causa da saúde em seus mais variados aspectos. “São cerca de 1.700 colaboradores a serviço dos pacientes das mais distintas condições e dos mais diferentes quadros clínicos. São trabalhadores que primam pelo zelo e pelo cuidado com o próximo”, completa.
SERVIÇO
Comemoração dos 50 anos do Hospital Erasto Gaertner
Dia: 8 de dezembro
Local: Rede Feminina de Combate ao Câncer (Casa Rosa)
Endereço: R. Dr. Ovande do Amaral, 201, Jardim das Américas, Curitiba
Programação:
09h – Abertura; homenagens aos colaboradores, médicos e voluntários com maior tempo de serviço no hospital; homenagem à família Gaertner; exibição do documentário de 50 anos do HEG, entre outros
15h – Homenagem e anúncio do Centro Cirúrgico Luiz Antonio Negrão Dias
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: