Da enxaqueca à demência, as doenças neurológicas afetam pelo menos 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas, estão presentes na vida dos brasileiros, como o aneurisma cerebral, as cefaleias, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Acidente Vascular Cerebral (AVC), que hoje é a principal causa de mortes no país, gera incapacidades neurológicas e sequelas, muitas vezes irreversíveis.
Uma importante iniciativa com esse propósito terá início no dia 30 de outubro e será realizada pelo Instituto de Neurologia de Curitiba, o “INC em Ação – Conhecimento para uma vida mais saudável” será no Jockey Plaza Shopping, no bairro do Tarumã. Até o dia 6 de novembro, o hospital está com uma programação extensa de palestras com especialistas e profissionais para esclarecer sobre os fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.
No Piso L1 (próximo ao acesso A), serão realizadas dinâmicas educativas, distribuição de materiais informativos e aferição de pressão. Já a programação de palestras ocorrerá sempre no período da tarde em frente à filial do INC no Jockey, no Piso L2.
De acordo com o Portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), o AVC leva a óbito 12 pessoas por hora em média, ou seja, é responsável por 307 mortes todos os dias no Brasil.
Aumentar o acesso da sociedade às formas de prevenção dessas doenças é uma preocupação do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), que desenvolve diversas ações no intuito de informar sobre as doenças neurológicas e cardiovasculares para a população.
“A ideia dessa ação segue um projeto antigo e pioneiro do hospital, que é levar informação à população por meio de palestras, em um ambiente alegre e distraído. Estamos seguros de que o conhecimento é o melhor remédio”, acredita o neurocirurgião André Giacomelli, que é Diretor Técnico do INC e idealizador do programa “INC em Ação”.
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país.
SERVIÇO:
INC em Ação – Conhecimento para uma vida mais saudável
De 30 de outubro a 6 de novembro
Local: Jockey Plaza Shopping (Rua Konrad Adenauer, 370, Tarumã)
Participação: gratuita
Programação INC em Ação:
30/10, segunda-feira
Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Dra. Fernanda Guimarães (neurologista); às 17h
31/10, terça-feira
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), com Dra. Fernanda Guimarães (neurologista); às 17h
Aneurismas cerebrais, com Dr. André Giacomelli (neurocirurgião); às 17h30
01/11, quarta-feira
Sinais de hipertensão intracraniana, quais sintomas de um tumor cerebral?, com Dr. Joseph Chenisz (neurocirurgião); às 16h
Avaliação neuropsicológica no TEA, com Dra. Samanta Fabrício Rocha (neuropsicóloga); às 17h
Cefaleias de origem otorrinolaringológicas, com Dra. Pauline Michelin (otorrinolaringologista); às 17h30
Avaliação neuropsicológica no TDAH, com Dra. Samanta Fabrício Rocha (neuropsicóloga); às 18h
2/11, quinta-feira
AVC, com Dra. Caroliny Trevisan (neurologista); às 15h
Atendimento: Bioimpedância e circunferência abdominal, com Evelyn de Oliveira (nutricionista); das 15h às 17h30
Reabilitação fonoaudiológica no AVC, com Simone Santos (fonoaudióloga); às 17h
Dieta no AVC, com Evelyn de Oliveira (nutricionista); às 17h30
03/11, sexta-feira
A relação intestino x cérebro, com Gustavo D’Agostin (gastroenterologista); às 17h
06/11, segunda-feira
Dores de cabeça: O que você precisa saber, com Dra. Olga Francis P. Chagas (neurologista); às 13h30
Neuromodulação na reabilitação em Fisioterapia, com Nelson Morini (fisioterapeuta); às 14h
Intervenção psicológica no TDAH, com Elaine Jungles (psicóloga da infância e adolescência); às 17h