O Hospital São Vicente comemorou na última sexta-feira (18) seus 85 anos. O jantar, realizado na Sociedade Hípica Paranaense, também comemorou o Dia do Médico. As celebrações foram marcadas com discursos pelo corpo diretivo do hospital, homenagens aos médicos, enfermeiros e funcionários.
Durante a cerimônia, membros do corpo clínico, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, e a deputada estadual Márcia Huçulak discursaram em homenagem ao São Vicente. O presidente do Conselho de Curadores do hospital, Giovanni Loddo, e o diretor presidente do hospital, Charles London, falaram da importância da instituição, que é referência em transplante hepático no Paraná e a primeira a realizar transplante renal em Curitiba, e sua trajetória desde sua fundação como Casa de Saúde. O hospital é administrado pela Fundação Nacional de Estudos do Fígado (Funef).
“Gostaria de parabenizar a toda a instituição e à diretoria executiva. Diariamente, o hospital acolhe, com toda a equipe, todos os cidadãos que são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde para esta instituição”, disse Battistella, que representou o prefeito Rafael Greca.
Após, dois vídeos institucionais foram apresentados aos convidados. O primeiro, em comemoração aos 85 anos do hospital, e o outro em homenagem ao Dia do Médico. A noite também contou com a premiação dos médicos e enfermeiros que estão há mais tempo no corpo clínico do hospital. As diretoras Márcia Schneider e Cecília Vasconcelos entregaram troféus ao cirurgião Roberto Pereira Durscki e à auxiliar de enfermagem Marize Delfino pelo tempo de dedicação à instituição.
“O hospital está, nesses últimos anos, passando por um processo de renovação e ampliação. Inauguramos há pouco mais de um ano um novo pronto-atendimento moderno e adequado. Na sequência, virá a área de imagem que está em fase final de execução da obra”, comentou Charles London.
“Hoje, nós temos a oportunidade de ver o hospital crescendo e se atualizando a cada dia. A maior parte dos componentes do corpo clínico eram professores da faculdade de medicina. Eu tenho a felicidade de ter sido aluno de alguns dos fundadores. Nós temos hoje um hospital equipado, com intensa progressão e com mais de 450 médicos no corpo clínico, sendo, na realidade, o maior centro transplantador de fígado do estado do Paraná”, afirmou o presidente do Conselho de Curadores, Giovanni Loddo.
O Hospital São Vicente, certificado como entidade de utilidade pública pelo município de Curitiba, pelo estado do Paraná e pela União, integra a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão exigido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).