Da Redação
O governador Ratinho Jr. assinou nesta terça-feira (22) a ordem de serviço para as obras de ampliação da estrutura de atendimento do Hospital São Vicente, em Curitiba, que é filantrópico. Serão investidos R$ 2,3 milhões para a reforma e construção de um Centro de Especialidades na Rua Brigadeiro Franco, em um imóvel cedido pelo Ibama. Com três andares, o novo espaço vai concentrar os atendimentos e tratamentos ambulatoriais de pacientes do SUS, inclusive os oncológicos e com doenças hepáticas e renais. O prédio terá três andares e 15 consultórios, três salas de aula, área administrativa, sala de pequenos procedimentos, auditório, sala de espera para 270 pessoas e um andar exclusivo para pacientes em tratamento de câncer, com 22 poltronas de quimioterapia.
Os recursos liberados serão usados para a reforma de um espaço de 1,4 mil metros quadrados e construção de um anexo de 193 metros quadrados com elevadores e escadas de acesso. A ampliação permitirá um aumento de até 50% nas consultas e sessões de quimioterapia. A obra deve durar seis meses. “O São Vicente tem um trabalho de décadas de atendimento, pesquisa, estudo e algumas especialidades, como os transplantes. Esse novo investimento vai ampliar o escopo desse trabalho”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto, durante a assinatura da ordem de serviço na manhã de hoje no Palácio Iguaçu.
O hospital atende a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, com ênfase em alta complexidade. Fundado em 1939, ele é administrado pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef) desde 2002 e integra a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
LEIA TAMBÉM:
- Sergio Moro fala sobre combate à corrupção em live promovida pelo Movimento Pró-Paraná
- Biografia de Sicupira será lançada na Pedreira Paulo Leminski em formato drive-in
Segundo o médico Charles London, presidente da Funef, o objetivo da ampliação é reservar um espaço exclusivo e moderno para consultas e atendimentos do Sistema Único de Saúde. “Será um ponto de atendimento ao serviço público. Concentraremos nesse espaço os serviços externos do hospital, envolvendo consultas, terapias e em especial a quimioterapia, além do espaço de ensino. Tudo para que o atendimento seja feito da forma mais digna e confortável”, afirmou. O São Vicente faz parte da rede dos hospitais que dão suporte a Curitiba e ao Paraná no atendimento referenciado das linhas prioritárias de oncologia e rede de atenção às urgências e emergências, bem como transplantes hepáticos e renais, cardiologia, cirurgia geral, urologia, cirurgia bariátrica, pronto atendimento, neurocirurgia e ortopedia. No Paraná, é referência no transplante de fígado e rim.
“Somos os primeiros em transplantes hepáticos no estado. Os resultados são bons porque fazemos muito. É um serviço que funciona 24 horas por dia, inclusive ficou disponível durante todo o período da pandemia”, acrescentou London. O hospital conta atualmente com duas sedes: uma no Centro, na Avenida Vicente Machado, com 120 leitos, e uma na Cidade Industrial, com 25 leitos de média complexidade.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: