A pesquisa “O perfil do CFO no Brasil 2023”, realizada pela Assetz em parceria com o Insper, aponta que 80% dos CFO’s (Chief Financial Officer ou diretor financeiro, em português) possuem MBA ou pós-graduação e 18% cursaram mestrado ou doutorado. O relatório, divulgado anualmente, ainda reforça a importância da especialização contínua desses profissionais ao longo de sua jornada. Tendo em vista esse cenário e buscando desenvolver ainda mais profissionais da área para ocupar posições de alta liderança, o IBEF Paraná — Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, em parceria com o ISAE Escola de Negócios, abriu uma nova turma do Programa CFO, com duração de oito meses. As aulas começam no dia 22 de março e as vagas são limitadas.
O objetivo é capacitar o profissional de finanças em temas específicos da área, desde os fundamentais até os mais avançados, como liderança estratégica, gerenciamento de riscos, valuation e processo decisório, trazendo um viés de pessoas como impulsionadoras de ações e potencializadoras de resultados, preenchendo a lacuna de formação especializada em finanças de empresas, adequada ao momento de desenvolvimento e de atuação profissional.
“É muito comum líderes de área financeira de uma companhia possuírem formações diversas, seja em administração, contabilidade, economia, engenharia, dentre outros. Por isso, é fundamental que tenhamos cursos complementares de formação para um CFO. O foco em assuntos práticos na área financeira aliado com professores especialistas em cada linha de conhecimento pode trazer ferramentas poderosas de gestão para profissionais que estão ou almejam chegar na principal posição da área financeira de uma organização”, afirma Marco Pitta, coordenador do Programa CFO e membro do IBEF Paraná.
Além do Programa CFO, o IBEF Paraná, também em parceria com o ISAE, oferece aos associados do instituto 25% de desconto na pós-graduação em Gestão Financeira, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com duração de 12 meses e início no dia 14 de março. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas até a data de início das aulas.
A pós-graduação tem como finalidade atualizar e aprofundar conceitos de gestão, aumentar a capacidade de planejamento, execução e controle das finanças de uma organização, bem como elucidar conceitos sobre as normas internacionais de contabilidade. O curso também abordará o domínio de ferramentas que possibilitam transformar o plano estratégico da empresa em medidas tática e operacionais que gerem valor para a empresa.
De acordo com a vice-presidente do ISAE Escola de Negócios, Tania Mara Lopes, após a pandemia, houve uma demanda crescente por capacitação de profissionais financeiros, bem como de executivos C-level que têm buscado cursos de média duração para aprimorarem sua visão integral do negócio. Ela ainda destaca a importância da parceria com o IBEF Paraná, instituição que considera uma referência nacional na promoção do desenvolvimento profissional e na criação de redes de relacionamento no segmento financeiro.
“A colaboração entre o ISAE e o IBEF Paraná fortalece nossa missão de formar líderes globalmente responsáveis. Em relação ao Programa CFO, já estamos no quarto módulo e percebemos um destaque nas pesquisas e conversas com nossos alunos sobre a qualidade do conteúdo, dinâmica das aulas e presença de executivos de mercado. E quanto à pós-graduação em Gestão Financeira, a certificação é feita pela Fundação Getúlio Vargas, considerada pelo MEC e pelo mercado uma das melhores instituições de ensino do país”, pontua.
Portanto, associados do IBEF Paraná ganham 20% de desconto no Programa CFO e 25% na pós-graduação em Gestão Financeira da FGV. O membro que quiser utilizar algum desconto deve entrar em contato com o instituto e solicitar a declaração da associação antes de fazer a matrícula.