O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou hoje (27) que a população idosa do Paraná é a maior das últimas quatro décadas. Os dados do Censo Demográfico de 2022 apontam que 11,3% dos habitantes estão acima dos 65 anos, isso corresponde a 1,2 milhão de pessoas em todo o estado. Ainda de acordo com o IBGE, em 1980, esta parcela da população era de 3,2% do total.
E o grande desafio, é dar qualidade de vida para as pessoas, que a cada dia, vivem mais. Algumas famílias, com dificuldade de dar atenção aos idosos, têm optado por locais com atividades e cuidado durante os dias da semana, quando a maioria das pessoas estão trabalhando e os idosos ficam sozinhos. “Há alguns anos, comecei a pesquisar novos formatos de espaços para idosos e, a partir da minha experiência em um congresso sobre longevidade, quis trazer para Curitiba um modelo que já é sucesso em países como Portugal, por exemplo. O Centro Dia é um local onde as pessoas podem passar o dia em companhia de outras pessoas, com qualidade e comodidade, com atividades que motivam o corpo e a mente e de noite voltam para o convívio familiar”, conta Paula Gomes Loyola, fundadora do Centro Dia Nossa Casa.
O local recebe pessoas acima de 60 anos que podem se hospedar das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, em um espaço dedicado ao cuidado e estímulo dos idosos. Diferente de uma casa de repouso, que é uma instituição que oferece cuidado e moradia em tempo integral, o Centro Dia Nossa Casa é destinado a cuidados e atividades diurnas, ou seja, os idosos passam o dia e retornam às suas casas no período noturno. A rotina diária oferece musicoterapia, arteterapia, horta, leitura e atividades físicas em grupo. “Costumo dizer que o espaço destinado aos idosos não é repleto de atividades o tempo todo, e nem precisa ser, pois muitas pessoas ainda pensam isso, erroneamente. Em um Centro Dia você irá fazer as mesmas atividades que faria em casa, por exemplo, como ler um jornal, fazer palavras cruzadas, assistir a um filme, porém, você terá companhia e acompanhamento de profissionais altamente qualificados que darão todo o apoio às suas necessidades e as da sua família”, completa Loyola. Os hóspedes podem optar por planos de duas, três e cinco vezes na semana. Durante o dia, são oferecidas cinco refeições e acompanhamento de uma equipe.
O Centro Dia Nossa Casa nasce da experiência de quase 40 anos da equipe da instituição Nossa Casa, um das primeiras casas de repouso em tempo integral para idosos da capital paranaense, fundada em 1986 por Dr. Marcelo Pauka Loyola e Suely Gomes Loyola. Paula Gomes Loyola, filha e sucessora que administra a Nossa Casa há 22 anos, decidiu empreender em um novo formato, em um espaço independente e com outra proposta.
“A sociedade brasileira começa a entender a importância de dar atenção aos idosos de maneira respeitosa e ética”, conta Paula Gomes Loyola, fundadora do Centro Dia.O design de interiores do Centro Dia leva a assinatura da arquiteta Josiane Madalozo, que construiu a casa de 175 m2 a partir do conceito da Biofilia, que surgiu como uma proposta de tornar os ambientes hospitalares humanizados. A arquiteta optou por um design convidativo e funcional, pensado em proporcionar o máximo de conforto aos idosos, da escolha da luz neutra ao espaço totalmente integrado, que se adequa à realidade dos hóspedes e prioriza o conforto. “O Centro Dia Nossa Casa é um espaço seguro e afetivo no qual os idosos recebem cuidados e estímulos”, continua Loyola. “Estar cercado de pessoas queridas e ter atividades orientadas por profissionais faz a diferença na vida de qualquer pessoa”, finaliza.
Serviço
Centro Dia Nossa Casa
Rua Cel. Joaquim Sarmento, 76. Bom Retiro. Curitiba – Paraná.
Fone/Whats: (41) 98816-2002
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.