Iluminador paranaense Beto Bruel estreia como diretor no Festival de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Iluminador paranaense Beto Bruel estreia como diretor no Festival de Curitiba
Peça Ovos Não Têm Janela, realizada por Beto Bruel (à dir) com o grupo Prego Torto, apresenta um texto inédito do dramaturgo Manoel Carlos Karam. (Foto: Nay Klym)

Com cinco décadas de experiência, mais de 700 peças e dezenas de prêmios no currículo, o iluminador paranaense Beto Bruel estreia como diretor de teatro na peça “Ovos Não Têm Janela”, que faz parte da programação da Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba 2023. As apresentações acontecem nos dias 5 e 6 de abril, sempre às 20h30, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON).

“Ovos Não Têm Janela” destaca também um texto inédito de Manoel Carlos Karam (1947-2007). Escritor, dramaturgo e jornalista, o catarinense Karam escreveu e dirigiu 20 peças de teatro na década de 1970 e criou o importante grupo Teatro Margem, que marcou época em Curitiba pelo experimentalismo e postura política de resistência. A parceria entre Bruel e Karam foi decisiva na carreira do iluminador. “Trabalhei com o grupo do Karan nos anos 1970 e ele foi o grande professor que me ensinou tudo sobre teatro”, confirma o Beto.

Toda a ação de “Ovos Não Têm Janela” acontece em uma sala de recepção, na qual um secretário lida com quatro personagens que esperam para serem atendidos por um médico. O texto flerta o tempo todo com o absurdo e o surreal, em uma sucessão de acontecimentos insólitos.

Bruel colocará seu nome no cartaz pela primeira vez, atendendo pedidos do grupo Prego Torto. A presença da atriz Renata Bruel e de Maíra Lour na assistência de direção, respectivamente, filha e afilhada de estreante diretor, amenizam o “frio na barriga” que ele diz sentir. “Fica tudo em casa, mas o olhar do diretor é bem diferente do iluminador. Estou curioso para ver no que vai dar”, revela.

Autodidata, o lapeano é o grande iluminador do teatro brasileiro. Já trabalhou com mais de cem diretores diferentes e venceu cinco vezes o prêmio Shell, entre outros tantos prêmios nacionais e internacionais. “Tudo que eu consegui foi com o teatro, essa grande experiência coletiva. Ele só dá certo se todo mundo joga junto e se entrega de corpo e alma. É uma grande lição de democracia e da união que o mundo precisa tanto”, destaca.

Serviço:
Ovos Não Têm Janela – Festival de Curitiba 2023
Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer – MON (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
Data e Horário: 5 e 6 de abril, sempre às 20h30
Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada), à venda em www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3)
Classificação: 16 anos
Duração: 60min

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.